A experiente piloto de todo-o-terreno vai conduzir um Peugeot e-Traveller, modelo com o qual irá estrear-se tanto em provas de regularidade, como na condução de veículos elétricos.
Depois das motos (onde foi a primeira portuguesa a enfrentar o mítico Paris-Dakar em duas rodas), dos carros de TT e dos camiões do Dakar com motores Diesel com 830 cv (caso do MAN TGS de seis cilindros em linha de 12.419 cc, com o qual disputou e venceu o Rali Africa Eco Race, em 2019) e de elevadas emissões, a piloto de 57 anos de idade, natural do Montijo, transita para os BEV, de zero emissões poluentes locais.
Novo projeto
Esta participação, inserida na equipa Ecomood Portugal e com os apoios da PSA Retail, da Semana Europeia da Mobilidade – Amadora e da Evolut.green, está também inserida num novo projeto profissional de Elisabete Jacinto que arrancará em breve e que se chamará EcoMove-te, denominação usada pela EcoMood para um formato de ações de sensibilização em escolas.

“Chegou o momento em que, impreterivelmente, cada um de nós deverá dar o seu contributo para um ambiente mais sustentável. Sinto-me, por isso, muito grata por fazer parte deste projeto e, com ele, contribuir para a divulgação de veículos que ajudam a diminuir a degradação do nosso ambiente e para uma mobilidade mais amiga do nosso planeta”, diz Elisabete Jacinto em relação ao seu novo projeto, ela que é professora de geografia, embora não em exercício.
Quanto a esta nova experiência desportiva, a piloto diz-se “muito curiosa e expectante. Vai ser um desafio, uma aprendizagem. Mas perguntem-me outra vez no fim da prova. Estarei certamente muito feliz e com a sensação de missão cumprida, seja qual for a classificação”.