Esta nova insígnia é, em concreto, a marca da EMEL associada aos postos de carregamento elétrico explorados por si em Lisboa e reforça a aposta da empresa no sentido de passar de uma empresa que geria apenas o estacionamento na cidade para uma empresa que tem também propostas e serviços na área da mobilidade sustentável.
Assim, depois do serviço de bicicletas partilhadas Gira, a EMEL constituiu-se em 2019 como Operadora de Pontos de Carregamento de Veículos Elétricos (OPC).
“Vivemos num momento de mudança, de pensamento e de comportamentos, mudança na forma como olhamos e sentimos a cidade. Queremos sentir-nos bem e seguros, queremos saber que o ar que respiramos é puro, e para que tal seja possível, temos que aceitar o desafio de melhorar a nossa maneira de estar em Lisboa. Nesse sentido, a mobilidade elétrica veio para ficar, e a mobilidade elétrica da EMEL é, a partir de hoje, LEVE, mas também mais robusta nesta nossa senda de contribuir para uma cidade amiga do ambiente, amiga das pessoas. Só com o esforço comum conseguiremos uma redução dos Gases com Efeito Estufa, e atingir a neutralidade carbónica em 2050, como assumido por Portugal no Acordo de Paris, em 2015” – Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL.
Nesse contexto, atualmente, a EMEL dispõe de 26 postos de carregamento de veículos elétricos (correspondendo a 52 tomadas) em cinco dos seus parques de estacionamento, e dois pontos na via pública, em Entrecampos:
► Parque de Estacionamento do Campo das Cebolas – cinco Postos de Carregamento, num total de 10 tomadas (seis com 22kW e quatro com 7,4 kW de potência);► Parque de Estacionamento da Ameixoeira – seis Postos de Carregamento, num total de 12 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;
► Parque de Estacionamento da Graça – dois Postos de Carregamento, num total de quatro tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;
► Parque de Estacionamento Manuel Gouveia – cinco Postos de Carregamento, num total de 10 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;
► Parque de Estacionamento do Lumiar – oito Postos de Carregamento, num total de 16 tomadas (oito com 22kW e oito com 7,4 kW de potência).
► Entrecampos – junto ao Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa (no âmbito do projeto Sharing Cities) – dois Postos de Carregamento, num total de três tomadas (duas com 22kW e uma de carga rápida com 50 kW de potência).
Mais três ilhas de carregamento rápido em maio
Em 2021, a empresa prevê inaugurar, já em maio, três ilhas de carregamento rápido localizadas em Entrecampos, Parque das Nações e Restelo.
Cada ilha será constituída por seis postos, num total de 12 tomadas (seis com 43kW (AC) e seis com 50 kW (DC) de potência).
Outros parques com postos na calha
Também este ano, a EMEL conta instalar ainda postos de carregamento em parques de estacionamento EMEL, nomeadamente, Cosme Damião, Calçada do Combro, Chão do Loureiro, Campo de Ourique, Areeiro, Avenida Lusíada, Belém e Campo Grande, Estrada da Luz, Combatentes e Universidade.
Estes postos dividir-se-ão em potências de 7,4 kW e 22 kW.
“A EMEL acredita que o trabalho resiliente e o investimento responsável que tem vindo a fazer (mesmo em contexto de grandes dificuldades originadas pela pandemia por COVID-19) para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa, têm, não só gerado mais confiança por parte dos seus residentes e das suas residentes, que beneficiam de melhor qualidade de vida e maior segurança, mas, sobretudo, colaborado para um melhor ambiente e uma maior sustentabilidade urbana”, salienta a empresa.
LEVE – MOBILIDADE ELÉTRICA DE LISBOA – Google My Maps