Escuteiros assumem luta contra alterações climáticas

06/08/2019

A WOSM – World Organization of the Scout Movement lançou, em parceria com a organização mundial de conservação da natureza WWF, uma nova “Insígnia do Panda”.

Esta insígnia foi apresentada no 24º World Scout Jamboree, nos EUA, com a participação de 45.000 escuteiros de todo o mundo, incluindo 800 escuteiros Portugueses.

O novo distintivo pretende agitar as consciências dos escuteiros e inspirá-los para ações de proteção da natureza e do ambiente, reconhecendo os enormes desafios que o planeta enfrenta e o importante papel dos jovens na criação de um mundo melhor e mais sustentável.

Anteriormente conhecida como “Insígnia Mundial da Conservação da Natureza”, a “Insígnia do Panda” inspirará mais de 50 milhões de escuteiros e jovens em 224 países e territórios em todo o mundo a criar mudanças positivas nas suas comunidades e enfrentar os desafios ambientais mais urgentes no mundo, incluindo o consumo de combustíveis fósseis e a desflorestação.

A “Insígnia do Panda” faz parte do novo programa ambiental da Organização Mundial do Movimento Escutista, a “Earth Tribe Alliance”, que envolvem jovens pela educação sobre desenvolvimento sustentável.

A “Insígnia do Panda” refere-se especificamente ao consumo responsável, ajudando os jovens a entenderem melhor o impacto de seus hábitos de consumo no meio ambiente e em como fazerem escolhas mais sustentáveis. Os escuteiros podem ganhar a insígnia atingindo três níveis de atividades educacionais adequadas à sua idade e realizando os projetos comunitários ao serviço do ambiente.

“O escutismo sempre esteve intimamente ligado à natureza, e a parceria com a maior organização independente de conservação do mundo, a WWF, permite-nos fortalecer esta ligação”, diz Ahmad Alhendawi, secretário geral da Organização Mundial do Movimento Escutista. “Através da nova Insígnia do Panda e do nosso programa ambiental melhorado, podemos permitir que mais jovens tomem medidas para preservar a natureza e proteger o nosso planeta, ao mesmo tempo que inspiram outros jovens a fazer escolhas ambientalmente mais sustentáveis”.

“O lançamento da nova ‘Insígnia do Panda’ chega num momento em que a natureza está em crise. O agravamento dos impactos das alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a poluição dos oceanos, a degradação do solo e a escassez de água estão a ameaçar o colapso dos ecossistemas do nosso planeta, juntamente com o ar limpo, a água, a comida e o clima estável que estes fornecem”, afirma a WWF.

“A WWF congratula-se com esta parceria com o escutismo mundial para mobilizar os mais jovens por um planeta mais saudável e inspirar os líderes ambientais de amanhã”, refere Ângela Morgado da ANP|WWF, acrescentando que “esta é a segunda vez que fazemos uma parceria com os escuteiros portugueses, a primeira foi por ocasião da Hora do Planeta deste ano para fazer passar a mensagem da urgência de travar as alterações climáticas. Agora a mensagem é sobre a urgência de travarmos a degradação da natureza”.

Oportunidade de aprenderem mais sobre ambiente

“A natureza está em declínio como nunca antes esteve, e o novo ‘Badge do Panda’ oferece aos jovens a oportunidade de aprenderem mais sobre o ambiente e os passos urgentes que podem dar para o conservar e usar de forma sustentável. Mais do que nunca, precisamos de cidadãos ativos para incentivar o momento global necessário para inspirar as pessoas a viverem em harmonia com a natureza”, declara Ângela Morgado.

“Para o CNE, esta é mais uma ferramenta oportuna, para dar continuidade ao trabalho de educação e formação ambiental junto dos nossos escuteiros. Através dos incentivos e das linhas de orientadoras, associadas ao programa da ‘Insígnia do Panda’, vai ser possível por em prática novas oportunidades educativas e iniciativas concretas em parceria com a WWF. Deste modo, conseguiremos motivar e mobilizar os mais de 72.000 escuteiros portugueses a dar o seu melhor contributo para combater as alterações climáticas e a contribuírem para um mundo melhor e mais sustentável, ajudando a cumprir as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas”, afirmou José Rodrigues, secretário nacional para o ambiente e sustentabilidade do Corpo Nacional de Escutas.