Espanhola Ebro obtém financiamento de 20 milhões de euros para pick-up elétrica

23/10/2023

Fundada em 1954 e dissolvida em 1987, a marca espanhola Ebro continua empenhada em voltar ao panorama automóvel.

 

Depois de ter dado a conhecer planos para o lançamento de uma pick-up 100% elétrica de 400 km de autonomia chamada Ebro Pick-Up e de um furgão compacto, agora conhecem-se mais algumas informações sobre como irá a EV Motors, empresa que está a liderar este projeto, fazer este retorno da Ebro.

Assim, para dar vida ao seu novo plano de negócios, os responsáveis da Ebro contam com uma parceria com a empresa chinesa Chery, tendo, igualmente, concluído uma ronda de financiamento no valor de 20 milhões de euros, obtidos entre mais de 70 investidores.

Ao longo de 2024, será iniciada uma segunda ronda de financiamento para completar o suporte financeiro à estratégia de negócios.

Deste financiamento, 16 milhões de euros serão destinados ao desenvolvimento técnico e de engenharia dos modelos que serão fabricados na planta da Zona Franca de Barcelona, desempenhando a Chery um papel relevante nesta fase.

Para a Chery, este projeto é bastante interessante, dado que, atendendo ao seu desejo de vender automóveis na Europa, ter uma fábrica no Velho Continente seria um ponto a favor dos seus planos, reduzindo custos de transporte e encurtando os prazos de entrega.

As estimativas vão no sentido de que a produção anual da Chery em Barcelona venha a ser de cerca de 300.000 viaturas por ano, resultando na criação de aproximadamente 1.500 postos de trabalho. em termos de datas para o início da produção tem sido falado o ano de 2025.