“O estacionamento impróprio é uma das maiores batalhas que as operadoras de micromobilidade enfrentam nos centros urbanos”, reconhece a Bolt.
Esta solução, desenvolvida inteiramente pela equipa da Bolt, baseia-se num algoritmo de Machine Learning que ‘treinou’ com 150 mil fotografias de trotinetes estacionadas, tanto correta como incorretamente, para aprender a distinguir os vários cenários.
“Estamos desde sempre ao lado dos nossos parceiros com o objetivo de criar soluções para melhorar o parqueamento das trotinetes nas cidades. No passado, estas fotos que usamos eram analisadas por operadores humanos. Fazê-lo em tempo real, possível apenas com a ajuda preciosa desta aplicação, dar-nos-á resultados imediatos que poderão melhorar drasticamente as práticas de estacionamento dos utilizadores”, explica Santiago Páramo, Responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal.

Durante o período de testes em Estocolmo, Suécia, este método de verificação registou uma taxa mínima de sucesso de 80%.
Esta funcionalidade está agora a ser alargada ao longo dos próximos meses a outras cidades europeias.Em Portugal, as cidades de Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelos, Setúbal e Cascais já contam com esta vertente da Bolt.
Até agora, desde o início deste teste na capital sueca, a Bolt conseguiu reduzir o número de maus estacionamentos em 20%, com perspetivas futuras animadoras.
App verifica se trotinete está a estorvar
Com base na fotografia tirada pelo utilizador, a aplicação verificará instantaneamente se a trotinete está a bloquear passeios, ciclovias ou saídas de edifícios e garagens. Se for esse o caso, o condutor receberá uma notificação premente no telemóvel para a instrução de como deixar a trotinete.
Para obter a taxa mais correta de verificação em todas as cidades onde será lançada, este modelo de Inteligência Artificial será treinado localmente para se adaptar a elementos específicos, como regulamentos de estacionamento e disposições de ruas.
“Na Bolt, acreditamos em incentivos e em educar os nossos utilizadores, não em penalizá-los. Para além desta solução de estacionamento, estamos a expandir a nossa rede de estações de carga e a incentivar as pessoas a estacioná-las aí, como um chamariz para o estacionamento adequado”, acrescenta Santiago Páramo.
O serviço de trotinetes elétricas encontra-se integrado na aplicação da Bolt, sendo que, para desbloquear a trotinete e iniciar viagem, necessita apenas de escolher o ícone do serviço e digitalizar o seu código QR.