O projeto “Unificar” pretende acompanhar e fortalecer a ação de cada país e da União Europeia como um todo em prol de uma maior ambição climática.

Associações não governamentais de dez países europeus decidiram lançar o projeto “Unify: Bringing the EU together on Climate Action” (“Unificar: unir a União Europeia na Ação Climática”) que tem por objetivo mostrar o potencial de aumentar a ambição climática de cada país e da União Europeia como um todo.

Portugal também participa, através da associação Zero.

A iniciativa “Unify”, financiada pelo programa LIFE e coordenada pela Climate Action Network (CAN) Europe, visa avaliar os progressos realizados em dez Estados-Membros-alvo: República Checa, Croácia, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Polónia, Portugal, Eslovénia e Espanha.

Com base nessas avaliações, o propósito é duplicar esse exercício na maioria dos restantes dezassete Estados-Membros da União Europeia.

O projeto Unify tem por objetivo concretizar as seguintes atividades até setembro de 2022:
  • Desenvolver ferramentas para avaliar os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC) finais e a sua implementação;
  • Informar a programação dos fundos da UE para otimizar a implementação dos Planos Nacionais de Energia e Clima;
  • Avaliar e monitorar as estratégias nacionais de longo prazo, destacando a coerência com a estratégia de longo prazo da UE, os Planos Nacionais de Energia e Clima e os compromissos do Acordo de Paris;
  • Apoiar os municípios a desenvolver ou melhorar os Planos de Ação para Energia Sustentável e Clima e fortalecer os vínculos com os PNECs.

Momento crucial

Wendel Trio, diretor da (CAN-Europe), entende que “o projeto Unify chega num momento crucial, pois o foco e o tempo das políticas sobrepõem-se às diferentes componentes do Pacto Ecológico Europeu, que será revelado nos próximos três anos. Através deste projeto, as organizações não-governamentais europeias pretendem provar que a União Europeia pode aumentar substancialmente sua meta climática para 2030, usando e expandindo as suas políticas e fundos já existentes”.

Parceiros do projeto:

República Checa: Centre for Transport and Energy (CDE), Croácia: Door, Dinamarca: D92, Estónia: Estonian Fund for Nature, França: RAC France, Alemanha: Germanwatch, Polónia: Institute for Sustainable Development, Portugal: Zero, Eslovénia: Focus, Espanha: Birdlife Spain.

A nível de Portugal, Francisco Ferreira, Presidente da direção da Zero afirma que “monitorizar o Plano Nacional de Energia e Clima de Portugal, recomendar sugestões para a sua melhoria e acompanhar a distribuição e utilização dos fundos da União Europeia para uma aplicação eficaz deste plano, é uma missão fundamental para alcançar rápida e efetivamente a neutralidade carbónica em Portugal e na UE”.

A coordenação do Projeto Unify a nível da UE é assegurada pela Rede Europeia de Ação Climática (CAN-Europe).

A Rede Europeia de Ação Climática (CAN-Europe) é responsável pela coordenação do projeto e sua replicação em outros Estados-Membros da UE.