Ford Fiesta dará lugar a crossover 100% elétrico: será um “mini-Mustang Mach-E”

23/02/2021

A Ford traçou um plano de investimento para reforçar a sua gama eletrificada, no qual se inclui a adaptação da fábrica de Colónia, na Alemanha, num centro de desenvolvimento e produção de veículos elétricos na Europa que envolve um investimento de 825 milhões de euros.

Neste contexto e tendo presente que, a partir de 2030, o fabricante norte-americano vai banir todos os motores de combustão dos seus novos modelos, começa a falar-se dos possíveis modelos 100% elétricos Ford.

Uma das apostas mais fortes para um dos primeiros veículos a lançar recai num SUV compacto, posicionado abaixo do elétrico Mustang Mach-E.

Esse modelo será feito com base na arquitetura MEB do Grupo Volkswagen (na foto principal do artigo), fruto de um acordo estabelecido.

Confirmam-se, assim, as notícias que há mais de um ano demos conta.

Na prática, isto significa que o EV da Ford poderá chegar ao mercado por volta de 2023/2024.

O modelo adotará traços de crossover, numa espécie de “mini Mustang Mach-e”.

Ford
Ford Mustang E-Mach

Será ainda a versão correspondente do VW Polo elétrico, a qual será lançada no mercado como ID.2 um ano antes, ou seja, em 2022/2023, avançam os alemães da Automobilwoche.

Ford, marca 100% elétrica em 2030
A Ford adianta que, em meados de 2026, 100% da sua gama de veículos de passageiros na Europa terá capacidade de emissões zero, a partir de uma configuração totalmente elétrica ou híbrida plug-in; em 2030 a gama tornar-se-á 100% elétrica.

O “Polo elétrico” (ID.2) e o “Fiesta elétrico” recorrerão, assim, a versões adaptadas da plataforma MEB utilizada no ID.3, cabendo ao modelo alemão a primazia de a estrear.

Apesar de ser construído sobre a plataforma MEB, o próximo modelo zero emissões da Ford irá manter o ADN da Ford em termos de design e afinação técnica.

Ainda não há especificações técnicas conhecidas, mas admitimos que a solução possa passar igualmente pelo uso da tecnologia VW, com as opções dos packs de baterias a oscilarem entre 58 kWh e 77 kWh, a gama energética presente no ID.3.

As autonomias do pequeno Mustang elétrico poderão oferecer cerca de 400 km.

Os próximos tempos trarão mais novidades sobre este tema.