Neste contexto e tendo presente que, a partir de 2030, o fabricante norte-americano vai banir todos os motores de combustão dos seus novos modelos, começa a falar-se dos possíveis modelos 100% elétricos Ford.
Uma das apostas mais fortes para um dos primeiros veículos a lançar recai num SUV compacto, posicionado abaixo do elétrico Mustang Mach-E.
Esse modelo será feito com base na arquitetura MEB do Grupo Volkswagen (na foto principal do artigo), fruto de um acordo estabelecido.
Confirmam-se, assim, as notícias que há mais de um ano demos conta.
Na prática, isto significa que o EV da Ford poderá chegar ao mercado por volta de 2023/2024.O modelo adotará traços de crossover, numa espécie de “mini Mustang Mach-e”.
Será ainda a versão correspondente do VW Polo elétrico, a qual será lançada no mercado como ID.2 um ano antes, ou seja, em 2022/2023, avançam os alemães da Automobilwoche.
Ford, marca 100% elétrica em 2030
A Ford adianta que, em meados de 2026, 100% da sua gama de veículos de passageiros na Europa terá capacidade de emissões zero, a partir de uma configuração totalmente elétrica ou híbrida plug-in; em 2030 a gama tornar-se-á 100% elétrica.
O “Polo elétrico” (ID.2) e o “Fiesta elétrico” recorrerão, assim, a versões adaptadas da plataforma MEB utilizada no ID.3, cabendo ao modelo alemão a primazia de a estrear.
Apesar de ser construído sobre a plataforma MEB, o próximo modelo zero emissões da Ford irá manter o ADN da Ford em termos de design e afinação técnica.
As autonomias do pequeno Mustang elétrico poderão oferecer cerca de 400 km.
Os próximos tempos trarão mais novidades sobre este tema.