Na Europa, onde historicamente os hatchbacks (de segmento B e C) são veículos muito procurados, o construtor irá fazer sair dos stands o utilitário Fiesta, em 2023.
Em 2025, será, ao que tudo indica, a vez do Focus se despedir da gama de ligeiros de passageiros da Ford.
As informações disponíveis apontam que, à semelhança do Fiesta, o Focus não venha a ter um sucessor direto. Mas o modelo que ocupará o seu lugar será uma viatura integralmente elétrica. E um crossover.

De resto, a Ford, que pretende tornar-se uma marca 100% elétrica na Europa a partir de 2030, já está a trabalhar na sua nova gama zero emissões, que pelo menos a curto prazo será composta apenas por SUVs e veículos comerciais, de que o Transit é exemplo.
Além do Mustang Mach-E, o fabricante do símbolo da oval está a desenvolver uma versão elétrica do Puma e dois crossovers baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen.O Puma elétrico ocupará indiretamente a posição do Fiesta e os crossovers compactos farão o mesmo com o Focus.
Os dois crossovers, que serão montados na fábrica da Ford em Colónia, Alemanha, serão lançadas em 2023 e 2024. O primeiro a ser introduzido deles será um crossover compacto na linha do Volkswagen ID.4. O segundo modelo 100% elétrico terá uma carroçaria mais desportiva, na esteira do VW ID.5.
Na calendarização da Ford, em meados de 2026, será a vez do lançamento da segunda geração do Mustang Mach-E, que será fabricada em Almussafes (Valência, Espanha), e que, terá pela primeira vez, um derivação “coupé”.