Fórum Freedom of Mobility reúne especialistas debater o futuro da mobilidade

25/03/2024

Concebido pela Stellantis como um fórum aberto ao público, permitindo-lhe aceder a diferentes perspetivas à medida que a sociedade enfrenta os desafios da mobilidade do futuro, o segundo debate anual ao vivo do Fórum Freedom of Mobility promete trazer opiniões diversas e possivelmente controversas.

 

O evento, que se realiza no dia 3 de abril de 2024, será moderado por uma entidade independente e abordará o tema “Como irá o planeta acomodar as necessidades de mobilidade de oito mil milhões de pessoas?” O debate irá explorar como as limitações do planeta podem redefinir a liberdade de mobilidade no ponto de vista da tecnologia, dos negócios e do estilo de vida.

O Fórum Freedom of Mobility assenta em quatro princípios fundamentais: oferecer uma abordagem global a 360 graus; conhecimentos baseados em factos; abertura e transparência para o público; e participação honesta, respeitosa e colaborativa. Os membros do painel de peritos internacionais têm pontos de vista divergentes, como se demonstra pelos seus comentários iniciais:

mobility

  • Sociedade: Majora Carter (EUA), estratega de revitalização urbana, promotora imobiliária, autora e locutora premiada: “O Fórum Freedom of Mobility assenta na questão de qualidade de vida, na capacidade de se deslocar como se pretender, mas também na capacidade de ficar se assim se quiser.”
  • Tecnologia e IA: Manal Jalloul (Líbano), Co-fundadora e Chief Executive Officer do AI Lab, Instrutora Certificada e Embaixadora Universitária no NVIDIA Deep Learning Institute: “A resposta está em aproveitar o poder da tecnologia e da IA. A IA pode, efetivamente, criar plataformas de Mobilidade como Serviço que são eficientes, mais seguras e universalmente acessíveis.”
  • Ambiente: Roberto Schaeffer (Brasil), Professor de Economia Energética na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colaborador do IPCC: “É necessária uma ação rápida para alcançar emissões líquidas nulas até 2050: temos de adaptar as nossas atuais infraestruturas e tecnologias antes de explorarmos novas soluções.”
  • Economia: Matthias Schmelzer (Alemanha), Historiador de Economia, teórico social e ativista do clima: “Temos de fazer melhor com menos e mudar para formas coletivas de mobilidade. O futuro não é o automóvel. São os comboios, elétricos e autocarros limpos, acessíveis e fiáveis.”
  • Negócios: Carlos Tavares (Portugal), CEO da Stellantis; Co-Chair do Conselho Consultivo do Fórum Freedom of Mobility: O planeta, que nos é emprestado pelos nossos filhos, está a aquecer. Este não o momento para se manter o status quo. Não quero que os meus netos tenham de escolher entre evitar mais alterações climáticas e a sua liberdade de se deslocarem! Os fornecedores de mobilidade têm de mudar o sentido de jogo.”

Cecilia R. Edwards, partner da Wavestone, uma empresa de consultoria global, atuará novamente como moderadora do debate aberto entre os membros do painel e estudantes de três universidades. Os espectadores do evento ao vivo terão, também, a oportunidade de interagir diretamente com os membros do painel ao longo do programa, através de três sessões dedicadas de perguntas e respostas. Mais pormenores sobre o debate digital de duas horas serão anunciados oportunamente.

O registo para a participação no debate digital ao vivo pode ser feito em https://www.freedomofmobilityforum.org/en/2024-event. Para acompanhar esta iniciativa em permanência, por favor aceda a www.freedomofmobilityforum.org/en/follow-us.