Grande Lisboa recebe contadores inteligentes de gás natural

14/09/2019

Lisboa é uma das primeiras cidades europeias a receber contadores inteligentes de gás natural na sequência do projeto-piloto “Smart Metering” que está a ser desenvolvido pela Galp Gás Natural Distribuição e pela Lisboagás, em parceria com a NOS.

De acordo com as entidades envolvidas no projeto, estão já instalados 100 contadores inteligentes em Lisboa, Cascais e Sintra.

Nesta iniciativa, os testes decorrem em ambiente real com recurso a tecnologia de comunicações NarrowBand-IoT (NB-IoT) suportada em novos modelos de contadores e em plataformas de gestão disponibilizadas pela NOS, que permitem uma comunicação de dados mais fiável e ágil.

Os novos contadores inteligentes de gás estabelecem contacto remoto com a plataforma operacional que permite receber, em tempo real, os dados de consumo.

“Este projeto piloto pretende validar os benefícios associados a esta tecnologia, para que possa vir a ser amplamente utilizada, assegurando assim a obtenção de diversas vantagens para os consumidores, nomeadamente, a garantia de que poderão passar a receber as suas faturas com base em consumos reais, evitando o recurso a estimativas e assegurando uma maior comodidade para o cliente”, explicam as empresas envolvidas.

Digitalização de infraestruturas

Este projeto de “Smart Metering” insere-se na aposta estratégica da Galp Gás Natural Distribuição, que prevê um roadmap de iniciativas a desenvolver a nível nacional nos próximos meses e que tem como objetivo preparar as infraestruturas para os desafios da transição energética e assegurar a sua digitalização.