Guimarães entre as cidades escolhidas para programa NetZeroCities

08/03/2023

No âmbito do Programa Piloto de Cidades NetZeroCities, durante dois anos, vão ser testadas localmente novas e inovadoras formas de descarbonização. As cidades são assim um “balão de ensaio” para adoção de soluções que permitam transformar os meios urbanos, tornando-os mais sustentáveis.

As cidades vão contar com um apoio de 32 milhões de euros, bem como de suporte técnico na implementação das medidas selecionadas.

As subvenções são financiadas pelo Horizonte 2020, o programa-quadro da União Europeia (UE) para investigação e inovação, anterior ao atual programa Horizonte Europa. O Programa Piloto de Cidades é uma parte importante da realização dos objetivos da Missão de Cidades da UE de ter 112 cidades com impacto neutro no clima até 2030. Nesta lista está incluída, por exemplo, Lisboa e Porto.

As cidades que não foram selecionadas como Piloto vão ter outras oportunidades de se envolver na Missão de Cidades, nomeadamente através de um programa de geminação e formação de equipas que começará em breve.

“O Programa Piloto de Cidades NetZeroCities é apenas uma das muitas iniciativas no âmbito da Missão de Cidades da UE. Encorajo todas as cidades a acompanhar ações futuras e envolverem-se nas mesmas juntamente com a população por forma a prepararem a sua estratégia para se tornarem neutras em relação ao clima”, disse Mariya Gabriel, comissária europeia para a inovação.

O Programa Piloto de Cidades NetZeroCities recebeu mais de 100 candidaturas, envolvendo 159 cidades de 33 países da União Europeia e Países Associados ao Horizonte 2020.