
COM ZERO EMISSÕES, ESTE AUTOCARRO REPRESENTA UM PASSO PARA UMA MAIOR SUSTENTABILIDADE DA MOBILIDADE URBANA EM GUIMARÃES.
Com possibilidade para transportar até 44 passageiros, o Isuzu Novociti VOLT é alimentado por um sistema de baterias de LFP (Lítio, Ferro e Fosfato) com 268 kWh de capacidade, permitindo atingir valores de autonomia que, em condições ideais, podem chegar aos 350 km.
O motor elétrico TM4 SUMO MD confere ao autocarro uma potência de 270 kW em conjunto com um binário máximo de 2500 Nm.
Sob a autorização e fiscalização da Autoridade de Transportes do Município de Guimarães, a Guimabus é a empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo de passageiros no concelho de Guimarães, a partir de 1 de janeiro de 2022 e por um período de 10 anos.
A Guimabus, operador de transporte de passageiros de Guimarães, manifestou também a sua satisfação com a aquisição do novo autocarro, que permitirá à empresa contribuir para a redução das emissões poluentes nos espaços urbanos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida nas cidades onde opera.
Mas se para a Auto Sueco Portugal este foi o primeiro veículo pesado 100% elétrico, entregue a um cliente final, para a Guimabus este Isuzu foi apenas mais um, já que este operador é um dos que maior frota de autocarros elétricos tem no país, senão mesmo a maior.
Em fevereiro último, a Guimabus assinalava que passava a dispor de 26 autocarros 100% elétricos, com a chegada dos quatro últimos veículos urbanos da marca Irizar. Isto resultou de um investimento de cerca de 12,5 milhões de euros, onde estão incluídos 16 carregadores elétricos e outras infraestruturas de apoio à manutenção da frota.
A empresa em fevereiro contabilizava 84 autocarros, 31% dos quais movidos a energia elétrica, uma aposta que lhe permitiu, no primeiro ano de atividade, registar uma poupança na ordem das 440 toneladas equivalentes de petróleo (tep), uma redução de 78% face a um eventual cenário de veículos a ghasóleo.