Antes da instalação, foi realizado um estudo de viabilidade em conjunto com o apicultor para determinar as melhores localizações para as colmeias. Esse estudo levou em consideração a segurança dos equipamentos das centrais e dos trabalhadores de operação e manutenção. A instalação das colmeias ocorreu durante a noite, garantindo a segurança das abelhas.

Atualmente, estão em andamento os projetos de Integração Paisagística das Centrais Fotovoltaicas. Estes projetos incluirão o cultivo de espécies aromáticas específicas (melíferas), visando melhorar a qualidade do mel e promover uma simbiose completa entre a atividade apícola e o ambiente das centrais. Além da produção de mel, as abelhas desempenham um papel vital como polinizadoras, contribuindo para a biodiversidade da flora local em um raio de pelo menos um quilômetro a partir das suas colmeias.
A iniciativa também se alinha ao projeto de utilização do espaço das centrais fotovoltaicas para o pastoreio de ovelhas, proveniente de produtores locais, implementado no primeiro trimestre deste ano. Essas ações, como a apicultura e o pastoreio, fazem parte do Plano Ambiental da Iberdrola, demonstrando o compromisso global da empresa em mitigar impactos ambientais, promover o desenvolvimento local, preservar os recursos naturais, a biodiversidade e estimular a economia circular.