Kia EV3, SUV compacto elétrico inspirado… na NBA

24/05/2024

A Kia revelou os detalhes do novo Kia EV3, o SUV elétrico compacto da marca, que segue a linha de identidade dos mais recentes lançamentos do construtor, sendo uma espécie de EV9 mais pequeno.

 

O EV3 mede 4300 mm de comprimento, 1850 mm de largura, 1560 mm de altura e apresenta uma distância entre eixos de 2680 mm. De tração dianteira, conta com uma motorização elétrica associada à Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), utilizando a tecnologia de baterias de quarta geração da Kia.

O modelo de base do EV3 é oferecido com uma bateria de 58,3 kWh, enquanto a versão Long Range está equipada com uma bateria de 81,4 kWh.

Ambos as variantes de bateria utilizam um motor elétrico de 150 kW/283 Nm, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7,5 segundos. A velocidade máxima do EV3 é de 170 km/h.

A Kia disponibiliza o EV3 em nove cores de carroçaria, duas das quais foram criadas exclusivamente para o novo modelo: Aventurine Green e Terracotta. A versão EV3 GT-line exprime uma aparência mais aventureira.

Até 600 km

Com uma autonomia WLTP de até 600 km e capacidade de carregamento rápido, o EV3 “tem tudo para tranquilizar todos aqueles que possam ter hesitado em aderir à mobilidade elétrica”, de acordo com Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. O construtor afirma que esta autonomia, conseguida pela versão com a bateria de maior capacidade, é a melhor do segmento, entre os B-SUV. A marca não adiantou ainda os valores de autonomia para a bateria de 58,3kWh.

Com uma plataforma elétrica de 400V, o veículo em carregamento rápido, recebe energia dos 10 aos 80% em cerca de 31 minutos. Em DC, para a bateria de 58,3 kWh, o carregador é de 102kW, ao passo que para a bateria de 81,4 kWh o carregador disponível é de 128 kW. Em AC, o carregador a bordo é de 11 kW.

O interior acomoda cinco pessoas, a consola central inclui uma mesa deslizante e um espaço de arrumação. “O espaço inferior pode guardar bebidas, aperitivos e até pequenas mochilas, enquanto os dispositivos eletrónicos pessoais (como computadores portáteis e tablets) podem ser colocados na mesa sempre que o veículo estiver parado. Juntamente com a iluminação ambiente ajustável e os bancos de elevado conforto, que incluem um modo de relaxamento quando rebatidos, a mesa deslizante permite aos passageiros a máxima descontração quando o veículo está estacionado”, refere a marca.

O EV3 tem tecnologia de travagem regenerativa i-Pedal 3.0, permitindo ajustar a intensidade do sistema na condução com um só pedal. A marca refere que, com o EV3, “a Kia torna-se o primeiro fabricante a introduzir o padrão Veículo para Carga (V2L) no segmento de SUV EV compactos, dando aos utilizadores a liberdade e a flexibilidade de alimentar dispositivos externos, tais como computadores portáteis, pequenos frigoríficos, cafeteiras ou secadores de cabelo”.

O painel de instrumentos tem 12,3 polegadas, o ecrã multimédia mede 12,3 polegadas, havendo um terceiro painel para o ar condicionado de cinco polegadas. Muitas das funções do EV3, incluindo o modo de condução, controlo da velocidade, entretenimento e navegação podem ser acedidas e controladas a partir dos botões do volante, mas uma fila ininterrupta de botões por baixo do ecrã central comanda diversas funções como os mapas, multimédia e configuração dos sistemas do veículo.

Inspiração na NBA

O EV3 permite aos passageiros personalizar o painel de instrumentos e o sistema de infotainment com temas de ecrã inspirados nas equipas da NBA, exibindo as cores, gráficos e animações das equipas e podem ser facilmente acedidos através da Kia Connect Store digital. A Kia prevê expandir a seleção de temas de ecrã no futuro, fornecendo ainda mais opções de personalização.

A Chave Digital 2.0 da Kia permite destrancar e ativar o EV3 utilizando apenas o smartphone ou smartwatch, com a conveniência acrescida de poder ser partilhada com amigos e familiares.

A bagageira dianteira tem 25 litros e a capacidade de carga traseira é de 460 litros.

O EV3 será apresentado inicialmente na Coreia do Sul em julho de 2024, a que se seguirá o lançamento europeu na segunda metade do ano. A Portugal deve ficar disponível no final do ano. Preços não há, mas esperamos que possa vir a custar entre 30 e 33 mil euros.