O piloto sueco tem trabalhado lado-a-lado com a equipa de engenheiros e técnicos para ultimar este carro de corridas de forma a competir em 2020 na nova categoria de corridas ETCR (Electric Touring Car Racing).
“Preciso de mais tempo para me habituar ao som do carro. É muito mais silencioso do que qualquer outro que tenha pilotado, e eu sou um piloto muito emocional. Também tenho que interiorizar a importância da gestão da energia a cada volta, algo de extrema importância num carro de corridas elétrico, quase tanto como a velocidade”, refere o nórdico.
Das sensações melhores que o piloto tem extraído do contacto com este musculado modelo, Ekström aponta a saída das curvas lentas do circuito quando aplica a potência máxima.
Sobre a sua expectativa para as corridas ETCR, o piloto diz que corre “sempre para vencer, por isso será esse o espírito com o Cupra e-Racer, tal como foi com todos os automóveis de competição que pilotei. Portanto, o meu sonho é ganhar e ser campeão. Quero por a Cupra no pódio da competição automóvel mundial”, declara Mattias Ekström.
CUPRA E-Racer
- Velocidade máxima: 270 km/h
- Aceleração: 0-100 km/h em 3,2 segundos; 0-200 km/h em 8,2 segundos
- Os seus quatro motores são capazes de fazer 12.000 rotações, em comparação com as 6.500 de um carro de competição a gasolina, e apenas com uma única relação de transmissão
- Tem uma potência contínua de 300 KW, chegando a picos de 500 KW
- A bateria, com 450 kg, é tão potente como as de 9.000 telefones móveis ligadas em conjunto
Ekström assume que o seus maiores desafios são habituar-se a pilotar “sem caixa de velocidades e sem o som do motor como referência para saber, por exemplo, a que velocidade devo entrar na curva”.