Para além de construir automóveis, a Seat mostra estar atenta à mobilidade urbana, sobretudo à chamada micromobilidade, tendo apresentado no recente Mobile World Congress, em Barcelona, uma trotinete elétrica (a eXS KickScooter, motorizada pela Segway) e um concept desenvolvido como plataforma de mobilidade, o Minimó (uma espécie de Twizy da Seat).
A propósito disso, a marca espanhola elaborou duas infografias que aproveitamos para reproduzir que mostram em que consiste e de que modo se aplica nos meios urbanos a micromobilidade, palavra que descreve os meios de transportes que servem para percorrer distâncias curtas, normalmente “o primeiro ou o último quilómetro” de um trajeto ou em inglês a chamada “last mile”.
Megacidades a crescer
Sabia que…
… um estudo de McKinsey Center for Future Mobility indica que cerca de 60% das viagens de carro que se realizam em todo o mundo têm menos de 8 km e poderiam beneficiar de soluções de micromobilidade?
Atualmente, os centros urbanos estão a crescer. Há números que indicam que todas as semanas, cerca de 1,3 milhões de pessoas se mudam para os centros urbanos.
“Em 2030, o número de megacidades (centros urbanos com mais de 10 milhões de habitantes) chegará às 43, mais 12 do que hoje em dia. E em 2040, espera-se que 65% da população viva em cidades”, afirma a Seat.
“A micromobilidade será uma peça central para resolver os desafios associados a esta mudança, em pelo menos duas áreas: a preocupação ambiental e a poupança de tempo”, sublinha o construtor que não tem dúvidas: as trotinetes e bicicletas são algumas das soluções de micromobilidade que ajudam a reduzir a pegada de carbono e a melhorar a mobilidade nas cidades
Um exemplo: um cidadão pode deslocar-se de carro até um parque de estacionamento situado à entrada da cidade. A partir dali, utiliza uma trotinete que levou no seu veículo, para se deslocar até o seu emprego. Segundo Fabian Simmer, digital officer da Seat, “procura-se poupar tempo e ganhar comodidade, respeitando o meio ambiente”.