Nova Iorque exige frotas 100% elétricas para táxis e TVDE em 2030

06/09/2023

Nova Iorque é a primeira cidade do mundo a exigir frotas de veículos de transporte compartilhado elétricos (VE) até 2030.

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, e o comissário da Comissão de Táxis e Limusines da Cidade (TLC), David Do, anunciaram as novas regras propostas para “Viagens Verdes”, que exigem a transição da frota de veículos de transporte compartilhado da cidade de Nova Iorque para VE ou veículos acessíveis a cadeiras de rodas até 2030.

Incentivos federais e estaduais existentes são esperados para estimular a compra de VE e impulsionar o mercado em direção à paridade de preços entre VE e veículos a combustão interna (ICE) até 2027. Além disso, regulamentações estaduais estipulam que todos os novos automóveis de passageiros, furgões e SUVs vendidos no Estado sejam de emissão zero até 2035.

O plano de implementação desta iniciativa Viagens Verdes faz com que, a partir de 2024, Nova Iorque exija que 5% de todas as viagens de transporte particular de alta procura, incluindo as feitas através dos serviços TVDE como Uber, sejam feitas em VE ou veículos acessíveis a cadeiras de rodas.

Quota vai sucessivamente aumentar

Essa quota aumentará para 15% em 2025 e 25% em 2026. Os requisitos aumentarão anualmente em 20 pontos percentuais até ao final da década, atingindo 100% em 2030.

Uber e Lyft, que juntos totalizam 78.000 veículos de transporte compartilhado na cidade de Nova Iorque, também se comprometeram a fazer a transição para VE até 2030.

Atualmente, a cidade de Nova Iorque possui cerca de 200 carregadores rápidos de corrente contínua (DC) e 1.000 carregadores de veículos elétricos de Nível 2 disponíveis ao público. O Departamento de Transporte da Cidade de NY e empresas privadas planeiam expandir rapidamente a infraestrutura de carregamento de Nova Iorque para atender às exigências de uma maior frota elétrica.

No geral, o objetivo de Nova Iorque é reduzir as emissões de transporte para metade até 2030. De acordo com um estudo da TLC, os veículos licenciados pela agência atualmente contribuem com cerca de 4% das emissões de veículos da cidade.

O presidente do distrito do Brooklyn, Antonio Reynoso, afirmou: “Eletrificar os veículos que cruzam NY é essencial para construirmos a cidade sustentável que precisamos. Obrigado à TLC por estabelecer um novo padrão com a iniciativa Viagens Verdes”.