A Opel quer entrar no negócio dos elétricos, tendo definido que até 2024 todos os seus veículos de passageiros terão algum tipo de eletrificação.
Trata-se, de resto, de uma linha de orientação que se estende às restantes marcas do Grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS), no qual a Opel passou a estar integrada e que está em sintonia ainda com o Plano PACE traçado pelo português Carlos Tavares, CEO da PSA, para tornar a Opel lucrativa.
Esta estratégia levará a que já no próximo ano tenhamos o lançamento de um Grandland X Hybrid Plug-in e, no final de 2019 (mais possivelmente início de 2020), o best seller Corsa ganhará uma versão 100% elétrica, a qual será fabricada em Saragoça, Espanha, na mesma linha de montagem das demais variantes e motorizações do utilitário. Este modelo será, assim, concorrente direto do Renault Zoe.
Numa altura em que a Opel se prepara para introduzir a 5ª geração do Combo e considerando que os comerciais ligeiros são veículos com um grande enfoque no transporte urbano de mercadorias, o fabricante de Rüsselsheim irá, igualmente, ter uma oferta elétrica neste segmento.O BEV Corsa utilizará a plataforma Common Modular Platform (CMP) do Grupo PSA, base que será usada para os novos Peugeot 208 e Citroën C3.
Comerciais Opel também serão elétricos
Em declarações ao Watts On, Armando Carneiro Gomes, Country Manager da Opel Portugal desde fevereiro deste ano, afirma que “para a divisão de viaturas comerciais também há uma estratégia elétrica. E o Combo também se insere nesse plano, embora ainda, neste momento, preferimos não adiantar o calendário previsto”.
Carneiro Gomes considera mesmo que esse caminho da eletrificação “é incontornável” ser percorrido por toda a indústria até como uma forma dos fabricantes conseguirem alcançar a média de emissões de 95 g/km de CO2 a que estão obrigados a chegar no ano 2021, no espaço europeu.
“A apetência do consumidor e do mercado, juntamente com a necessidade de cumprir as normativas europeias ditarão a direção a seguir pelas marcas de automóveis”, reforça o responsável da Opel no nosso país.
Gasóleo a perder terreno nos veículos de passageiros
À margem da apresentação nacional da nova gama Opel Combo (furgão e versão de passageiros chamada Life) e relativamente à relação de força nas vendas do Diesel e da gasolina no segmento dos comerciais ligeiros, Carneiro Gomes referiu ao Watts On que o gasóleo continua a ser dono e senho das preferência dos profissionais.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.