Através do projeto “Mobilité360”, Blablacar, Mobilize, o Grupo RATP e Uber coassinaram um manifesto para partilhar sua visão, método e compromissos comuns, colocando-os ao serviço do desenvolvimento da mobilidade sustentável e otimizada, face às necessidades dos utilizadores, das cidades e dos operadores.
MOBILIZE É A NOVA MARCA DE SERVIÇOS DE MOBILIDADE E ENERGIA DO GRUPO RENAULT
O mote que levou estes quatro operadores a darem as mãos foi “a proliferação de novos serviços de mobilidade e a falta de diálogo entre operadores e autoridade públicas”.
Para estas empresas, que foram apoiadas pela consultoria do Boston Consulting Group, a mobilidade urbana deverá ter quatro pilares e objetivos:
A curto prazo, os parceiros pretendem lançar uma experiência que permita aos cidadãos testar uma oferta de mobilidade diversificada, mais flexível e mais ecológica.
Diálogo entre operadores de mobilidade e autoridades públicas
Para tal, o projeto “Mobilité360” preconiza, também, o estabelecimento de uma abordagem mais colaborativa baseada num diálogo comum e organizado, entre operadores e autoridades públicas, partilha facilitada e supervisionada de informação e conhecimentos, para além da construção, conjunta, de soluções inovadoras.
O Manifesto de Mobilidade Urbana é a primeira materialização do compromisso assumido entre a Blablacar, a Mobilize, o Grupo RATP e a Uber para trabalharem em colaboração direta, no sentido de transformar o atual sistema de transportes urbanos para desenvolver, de forma colaborativa e em cooperação com o poder público, uma oferta rica e inovadora, colocada ao serviço de todos viajantes e cidades mais prósperas e inclusivas, que caminhem para a descarbonização.