Peugeot E-3008 em maio com uma versão. Em 2025 chegam mais duas versões

08/03/2024

O novo Peugeot E-3008 chega ao mercado português no mês de maio com a versão de 157 kW (210 cv) com 525 km de autonomia. Em 2025 chegarão mais duas versões BEV: o E-3008 de 240 kW (320 cv) de Dual Motor com uma autonomia de 525 km, 4 rodas motrizes, e o E-3008 de 170 kW (230 cv) de 2 rodas motrizes autonomia de 700 km.

O PEUGEOT E-3008 É O PRIMEIRO MODELO A BENEFICIAR DA NOVA PLATAFORMA STLA MEDIUM DA STELLANTIS, A QUAL ESTÁ APTA A RECEBER BATERIAS QUE GARANTAM UMA AUTONOMIA DE ATÉ 700 KM.

A bagageira tem um volume útil de 520 litros (a nova plataforma STLA Medium permite oferecer, agora, o mesmo espaço de bagageira, qualquer que seja o motor escolhido, incluindo as versões com motores de combustão interna do 3008). Em termos de condução em meio urbano, o modelo é referenciado como tendo um raio de viragem de 10,6 metros.

As versões com tração às duas rodas debitam 157 kW (343 Nm) ou 170 kW (343 Nm). A versão Dual Motor com tração às quatro rodas debita um total de 240 kW (157 kW e 343 Nm à frente e 83 kW e 166 Nm atrás).

A bateria de iões de lítio de alta tensão de 400 V tem uma composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) e uma garantia de 8 anos (ou 160 000 km) a 70% da sua capacidade de carga.

Quatro modos de condução

Selecionáveis através de um comando situado na consola central, os quatro modos de condução do elétrico permitem adaptar o desempenho do E-3008 aos desejos do condutor e/ou às condições de circulação:

– Modo Normal. Este é o modo por defeito. A potência e o binário são ligeiramente reduzidos quando o pedal do acelerador é pressionado entre 0 e 70%; acima dos 70%, a potência e o binário estão totalmente disponíveis.

– Modo Eco. Proporciona uma condução mais suave e um consumo energético reduzido, utilizando uma regulação específica do pedal do acelerador, limitando a potência e o binário e reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado.

– Modo Sport. Oferece uma condução mais dinâmica, utilizando configurações específicas para a direção assistida, o acelerador e a caixa de velocidades.

– Modo 4WD (quando disponível). Disponível até aos 135 km/h, permite repartir a potência pelas quatro rodas em situações em que o piso se apresente escorregadio (neve, lama, etc.).

Três níveis de travagem regenerativa

Recorrendo às patilhas colocadas atrás do volante compacto, o condutor pode ativar a travagem regenerativa em 3 níveis, aumentando a regeneração com a patilha da esquerda ou diminuindo-a com a patilha da direita:
• Baixa (-0,6 m/s²), para sensações próximas das de um veículo com motor de combustão,
• Moderada (-1,2 m/s²), para uma desaceleração acentuada quando o pedal do acelerador é libertado,
• Elevada (-1,8 m/s²), para uma desaceleração máxima quando o pedal do acelerador é libertado e, por conseguinte, se alcança uma regeneração máxima.

Preços

A marca propõe como preços de lançamento, para clientes particulares, o E-3008 Elétrico 210 cv (157 kW; Bateria de 73 kWh) a partir de 46.150€. As versões EV beneficiam da campanha “Tranquilidade 100% Elétrico”, com oferta da easyWallbox e de 4 anos de manutenção e garantia (48 meses / 50.000 km; para clientes particulares).

Para clientes empresariais, o novo E-3008 é proposto a partir de 36.034€ sem IVA.