Pick-up Ram vai ter versão a hidrogénio. Células virão de gigafábrica inaugurada

09/12/2023

A Stellantis confirmou os seus planos para desenvolver uma tecnologia de hidrogénio para as suas pick-up da marca norte-americana Ram, em linha com o seu objetivo de eletrificar o seu portefólio de veículos com uma autonomia de 320 milhas ALVW (512 quilómetros) ou 200 milhas GCWR (320 quilómetros) e com reabastecimento rápido do depósito, sem comprometer a capacidade de carga útil. Todos estes veículos serão equipados com pilhas de combustível produzidas pela Symbio.

 

A Symbio tem como co-acionista a Stellantis, construtor que tem uma solução de hidrogénio com zero emissões para veículos comerciais ligeiros nos modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Opel Vivaro-e e que se encontra a expandir a sua gama de viaturas a hidrogénio para incluir grandes furgões com uma arquitetura de média potência, uma autonomia até 500 km e um tempo de reabastecimento inferior a 10 minutos.

A Symbio, uma joint-venture detida em partes iguais pela Forvia, Michelin e Stellantis, inaugurou, entretanto, a SymphonHy, a sua primeira gigafábrica dedicada ao hidrogénio.

Situada em Saint-Fons, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, a SymphonHy é a maior unidade de produção integrada de pilhas de combustível da Europa.

O local alberga a sede do Grupo, uma unidade de produção, um centro de inovação de dimensão inigualável e a Academia de Hidrogénio Symbio.

A SymphonHy possui um elevado nível de automação e robótica, apoiando a produção industrial em grande escala a um custo mais competitivo.

A Stellantis refere que estes desenvolvimentos são fundamentais para acelerar a implantação de transportes competitivos e de elevado desempenho movidos a hidrogénio e contribuem para a transição energética e para as ambições da Europa de avançar para as zero emissões líquidas.