Polestar Precept visto por dentro: o luxo combinado com a sustentabilidade

07/04/2020

Polestar Precept Concept
A Polestar, sigla de performance elétrica da Volvo, deu a conhecer mais alguns pormenores do seu novo protótipo Polestar Precept.
Interior vegan com materiais reciclados, com base nas fundações vegan já apresentadas no Polestar 2.

O Precept representa a visão da Polestar para o futuro assente em três áreas: sustentabilidade, tecnologia digital e design.

Um dos aspetos interessantes do modelo é o modo como combina luxo com sustentabilidade, demonstrando que a produção de automóveis é compatível com a utilização mais “ecofriendly” de matérias-primas.

A Polestar trabalha em conjunto com a Bcomp para integrar o compósito natural à base de linho que tem sido utilizado para substituir muitos plásticos virgens.

Designadamente no interior, são diversos elementos que sobressaem já que permitem uma redução do impacto ambiental.

O material compósito ampliTex da Bcomp é reforçado pelo powerRibs para criar componentes fortes e rígidos que podem reduzir as vibrações em até 250% e ter um melhor desempenho durante um impacto.

De acordo com o construtor, a utilização de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais, pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico quando comparados com estes últimos.

A tecnologia powerRibs da Bcomp é inspirada nas veias das folhas, oferecendo rigidez com baixo peso. Os resíduos e a cortiça reciclada da indústria do vinho são convertidos em vinil para almofadas e apoios de cabeça.

Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados, como garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e, redes de pesca nos tapetes.
O material composto reduz o peso dos componentes internos em 50% com uma redução de 80% no plástico.
As capas dos assentos são tricotadas em 3D a partir de garrafas PET 100% recicladas em uma única linha. Este trabalho é feito exatamente no tamanho certo, sem desperdício ou resíduos.
São também utilizadas garrafas de plástico recicladas para o tecido de revestimento 100% reciclado.
Os tapetes Econyl são tecidos de Nylon 6, recuperados de redes de pesca.