
O Grupo Volkswagen, que participa no projeto, já fez chegar à ilha as primeiras viaturas 100% elétricas.
Para marcar o início oficial da transformação da ilha, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, e o Primeiro-Ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, visitaram Astipalea.
Diess presenteou a polícia local com um novo veículo de serviço, o elétrico ID.4 que é também o primeiro automóvel de polícia elétrico da Grécia.
Entre os primeiros veículos elétricos em Astipalea contam-se também duas eScooters Seat MÓ.
A venda de veículos elétricos para clientes particulares em Astipalea começará no final de junho, recaindo a escolha entre os modelos da VW e-up!, ID.3 e ID.4.
A transformação desta ilha grega a favor de um projeto sustentável ocorrerá durante os próximos cinco anos, também incluindo uma revolução no modo como a eletricidade será gerada. Assim, a energia de Astypalea é atualmente fornecida quase exclusivamente por geradores a gasóleo, que produzem quase 5.000 toneladas de emissões de CO2 a cada ano.
Parque solar
Como passo inicial, um parque solar com uma produção de 3 megawatts será instalado até 2023. Isso fornecerá a totalidade da energia para os veículos elétricos e até 60% de toda a necessidade energética da ilha com energia verde.
O novo sistema energético inclui ainda um sistema de reserva com capacidade de armazenamento de 7 MegaWatts hora (MWh), que permitirá o balanceamento da rede e um melhor aproveitamento da energia solar. Num etapa seguinte, a proporção de energia renovável será estendida ainda mais até 2026 e cobrirá mais de 80% das necessidades de eletricidade no futuro. O novo sistema de energia não reduzirá apenas as emissões de CO2, mas também reduzirá os custos de energia. O governo grego prevê uma economia potencial de mais de 25%.