Província britânica decreta fim de borlas no estacionamento para elétricos

03/01/2024

Jersey é a maior das ilhas do Canal da Mancha e apesar de geograficamente estar mais perto de França, trata-se de uma dependência autónoma do Reino Unido que decidiu agora acabar com alguns dos privilégios dos veículos elétricos.

 

Até aqui, esta ilha oferecia estacionamento gratuito ou com um grande desconto para viaturas elétricas, mas essa benesse deixará de existir depois de 2024.

O Ministro das Infraestruturas da região, o deputado Tom Binet, confirmou que o incentivo “Eco-Permit” estará em vigor até 31 de dezembro de 2024.

O BÓNUS DE ESTACIONAMENTO FOI IMPLEMENTADO EM 2008 PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A COMPRAR VEÍCULOS ELÉTRICOS.

Em consequência da implementação de um esquema de estacionamento gratuito, Jersey conheceu um “aumento acentuado” no número de automóveis desde 2008.

De acordo com a regulamentação, os proprietários de automóveis elétricos podem utilizar os parques de estacionamento do Estado de Jersey gratuitamente nos primeiros 12 meses a partir do registo inicial do veículo. Após 12 meses, os preços de estacionamento são reduzidos para metade.

No entanto, o governo afirmou que a popularidade dos elétricos estava a resultar numa diminuição das receitas provenientes do estacionamento.

A partir de 1 de janeiro de 2025, o estacionamento para os elétricos passa a ser cobrado.

Ainda assim, mantém-se o incentivo à compra de elétricos em Jersey que para clientes particulares é de 35% do valor de compra, até um máximo de £3.500 (cerca de 4000 euros) para o custo de um veículo elétrico ou comercial. Os modelos elegíveis ao abrigo deste apoio têm um valor máximo de £40.000 (cerca de 46 mil euros).