De acordo com o construtor, as vendas de automóveis elétricos aumentaram para 51.600 unidades (+89%) no primeiro trimestre, atingindo um peso de 10% nas vendas totais, uma subida dos anteriores 6% face ao período homólogo.
Os modelos de entrada da gama de elétricos Mercedes-EQ têm conhecido uma boa procura por parte dos clientes, com o aumento das vendas do EQB em 189% (para um total de 11.200 unidades), das vendas do EQA em 64% (para um total de 10.800 unidades), enquanto as vendas do EQS SUV atingiram as 5.500 unidades.
Visão geral das vendas
1ºT 2023
1ºT 2022
Variação em %
Veículos ligeiros Mercedes-Benz
503.500
487.000
3%
– de veículos BEV
51.600
27.400
89%
As vendas de BEV da Mercedes aumentaram 327% nos Estados Unidos e 41% na Europa. O EQE SUV foi lançado no mercado dos Estados Unidos antes do lançamento na Europa e na China no segundo trimestre. Incluindo os modelos híbridos, praticamente um em cada cinco automóveis vendidos no primeiro trimestre é elétrico.
O EQE Limousine totalmente elétrico atraiu 9.400 novos clientes no primeiro trimestre.Prestação nos principais mercados
Na Europa, as vendas de viaturas elétricas do construtor alemão aumentaram em 41% e representam 17% das vendas totais da divisão Mercedes-Benz Cars nos primeiros três meses. As vendas de EV na Alemanha cresceram 29%, tendo sido suportadas pelo EQA (+104%) e pelo EQB (+99%). Na Bélgica, a procura por automóveis elétricos também cresceu 186%.
As vendas de elétricos na China aumentaram 109%, tendo sido impulsionadas pelo EQA, EQB e EQE. Na Coreia e no Japão, as vendas de elétricos cresceram 288% e 379% após mais lançamentos de mercado.
No mercado dos Estados Unidos, as vendas de elétricos (+327%) mais do que duplicaram nos primeiros três meses. Os automóveis elétricos a bateria representam agora 14% das vendas da divisão Mercedes-Benz Cars após o lançamento de mercado do EQB, EQE, EQE SUV e EQS SUV.