Renault 5 elétrico é oficial

29/02/2024

A Renault divulgou fotos finais do R5 elétrico que será comercializado em setembro próximo.

Depois do concept-car do R5 dado a conhecer há três anos e que despertou grande interesse, a Renault divulgou fotos finais da versão de produção do seu elétrico de segmento B que revive o mítico R5 numa versão elétrica.

O modelo, que chegará ao mercado em setembro, tem 3,92 metros de comprimento (sendo 9 cm mais curto do que o Clio), 2,54 metros de distância entre eixos, uma mala de 326 litros e um peso reduzido (inferior a 1500 kg).

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro modelo inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B.

Sabia que…
o Renault 5 chegou a estar disponível em versão elétrica já em 1974, com uma autonomia de 110 km?

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico apresenta um novo carregador AC bidirecional compatível com as tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid).

Sob o capot, o motor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech 100% elétrico e do Scenic E-Tech 100% elétrico, nos quais se baseia. Mantém-se fiel à tecnologia síncrona de rotor bobinado, preferida pela Renault, que não tem ímanes permanentes, não utilizando, portanto, terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental. O motor estará disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico tem um carregador AC de 11 kW, um carregador DC de 80 kW ou 100 kW e uma bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP.

O veículo está equipado com o sistema OpenR Link de nova geração, com Google integrado, com mais de 50 aplicações e serviços como um planeador de viagens em modo elétrico.

Juntamente com os serviços conectados do Google, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico estreia o Reno, um avatar interativo que é também um companheiro de viagem inteligente e útil. Desenvolvido pela Renault para proporcionar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável, o Reno foi concebido para responder às perguntas e instruções de comando do utilizador (por exemplo: “Ei Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei Reno, como posso aumentar a autonomia?”).

O Grupo Renault compromete-se a produzir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico – e a sua bateria – em França, a partir do verão de 2025. Os automóveis e as baterias serão montados na fábrica de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. O motor (máquina elétrica, redutor, eletrónica de gestão de potência) será fabricado em Cléon e os módulos produzidos pela Gigafactory de Douai (parceria Envision AESC) a partir do verão de 2025. Até 2030, a pegada de carbono dos módulos será 35% inferior à do Zoe, refere a marca.

Ainda não há preços, mas espera-se que a versão mais barata do modelo possa rondar os 25 mil euros.