Repsol vai construir centrais solares em Itália

21/05/2023

A Repsol vai desenvolver, em Itália, projetos de energias renováveis que chegarão aos 1.768 MW. Concretamente, conta com um portefólio no país que, uma vez plenamente operacional, acrescentará 943 MW de projetos eólicos e 825 MW de projetos solares fotovoltaicos à carteira de projetos renováveis da empresa multienergética. Destes, mais de 60% estão em fase avançada de processamento no país.

Com o propósito de se converter num ator global no que diz respeito às energias renováveis, Itália é um dos países onde a Repsol centrou a sua expansão internacional, uma vez que oferece um grande potencial para reforçar a sua posição em mercados fundamentais na Europa, como é o caso do italiano.

A Repsol já dispõe de um escritório em Milão que visa gerir este portefólio e o possível aumento de ativos no país. A aquisição de vários projetos, juntamente com os que resultaram da recente compra da Asterion Energies em Itália, compõem uma carteira com projetos localizados nas regiões da Apúlia, Lácio, Sardenha, Úmbria, Sicília, Basilicata, Molise e Toscana, Sicília, Basilicata, Molise e Toscana.

Na verdade, a empresa prevê iniciar brevemente a construção das suas duas primeiras centrais solares fotovoltaicas no território, que terão uma capacidade de 11 MW e estarão localizadas na região de Puglia (sul de Itália).

Presença internacional no setor das energias renováveis

O Plano Estratégico 2021-2025 da Repsol prevê alcançar 6.000 MW de capacidade instalada em 2025 e 20.000 MW em 2030, e a atual carteira de projetos de geração renovável instalada da empresa multienergética ascende a mais de 2.000 MW. Em dezembro de 2022, a Repsol assinou a aquisição da Asterion Energies, incorporando uma carteira de ativos renováveis de 7.700 MW.

Além da sua atividade em Espanha, onde tem 1.600 MW de capacidade instalada em energias renováveis, incluindo eólica, solar fotovoltaica e hídrica, a Repsol dispõe já de 62,5 MW em funcionamento nos Estados Unidos, 179 MW no Chile – através de uma joint-venture com o Grupo Ibereólica Renovables – e 3 MW em Portugal, através da sua participação no parque eólico flutuante WindFloat Atlantic.

Tanto nos Estados Unidos como no Chile, a Repsol dispõe de uma ampla carteira para o desenvolvimento de novos projetos. No Novo México, encontra-se a construir a central fotovoltaica Jicarilla 1, com uma capacidade instalada de 62,5 MW e 20 MW de armazenamento em baterias. A empresa está também a construir o projeto solar fotovoltaico Frye, de 637 MW, no E stado do Texas, que entrará em funcionamento em 2024, e aprovou a decisão final de investimento para o parque solar Outpost, de 629 MW.

No Chile, a aliança com o Grupo Ibereólica Renovables, dá à Repsol acesso a uma carteira de projetos em exploração, construção e desenvolvimento de mais de 1.600 MW até 2025 e a possibilidade de superar os 2.600 MW até 2030.