A segurança é desde sempre a grande aposta da Volvo e que se mantém muito presente na transição energética que a marca está a empreender. Isso foi destacado na apresentação à imprensa do novo Volvo EX90, que vem equipado com um alargado conjunto de câmaras, radares e sensores, com destaque para o LiDAR que funciona como um “terceiro olho” com capacidade para detetar objetos algumas centenas de metros à frente, seja de noite ou de dia. O sensor tem capacidade para detetar com grande precisão se se trata de um peão, um automóvel, um ciclista ou outro obstáculo.

 

O veículo está também equipado com o sensor em todo o habitáculo que permite verificar quando uma pessoa ou animal fica esquecida dentro do carro. O EX90 emite alertas e se estes forem ignorados ativa a climatização para assegurar que o ar no interior do veículo é adequado, seja aquecendo ou arrefecendo o ambiente conformo as condições climatéricas do exterior.

O modelo é de dimensões semelhantes ao atual XC90 e terá apenas a versão com sete lugares. Em termos de motorização, os utilizadores vão poder contar com três possibilidades: Single Motor — 205 kW (279 cv), tração traseira, bateria com 109 kWh, autonomia até 580 km; Twin Motor — 300 kW (408 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 600 km; Twin Motor Performance — 380 kW (517 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 590 km. Ao nível do equipamento, estão também disponíveis três versões: Core, Plus e Ultra.

Um design sustentável

À segurança, a Volvo tem aliado, nos últimos anos, uma outra expressão: sustentabilidade. A marca sueca quer fazer a transição energética rapidamente e a mudança não passa apenas pela motorização livre de emissões de gases, passa também pela utilização de materiais ecossustentáveis. Neste Volvo EX90 há 0% de pele animal e os tecidos utilizados são todos sintéticos ou naturais, com origem sustentável certificada. Relativamente aos plásticos, 49% dos utilizados são reciclados, bem como utilização de 15% de aço reciclado.

A assinatura luminosa “Martelo de Thor” está presente no SUV que não tem grelha frontal reforçando a sua essência: 100% elétrico. O teto panorâmico traz mais iluminação ao interior, sem se tornar desconfortável uma vez que o vidro foi pensado para bloquear a radiação solar. Ainda no exterior, este caracteriza-se por não ter arestas demarcadas e maior eficiência aerodinâmica, com redução de 0,29 do coeficiente aerodinâmico.

O design deste novo modelo da Volvo traz algum minimalismo ao interior, com a eliminação de muitos comandos físicos que encontram agora espaço num ecrã de grandes dimensões onde se concentra todo o sistema de infoteinment.

Os valores de comercialização anunciados iniciam nos 88.200 euros para a versão single motor; desde 94.200 euros para twin motor e a versão twin motor performance começa nos 99.300 euros. O início da produção está previsto para o primeiro semestre de 2024 com as primeiras entregas a acontecerem no segundo semestre do próximo ano.