Estes carregadores serão alimentados pela eletricidade produzida nas próprias instalações da Siemens, através da central fotovoltaica instalada na sede em Alfragide, e, em complemento, pela eletricidade verde que a empresa contratou, o que garantirá um abastecimento de energia 100% de origem renovável.
“A mobilidade elétrica é, felizmente, uma tendência imparável, que terá um forte impacto na redução das emissões mundiais de CO2. E veremos isto não apenas no transporte rodoviário, mas também nos navios, drones e aviões. Todos estão a avançar para a eletrificação e descarbonização. Por isso, este projeto que estamos a implementar nas nossas próprias instalações não podia ser mais oportuno. É um passo importante no caminho que traçámos rumo a uma maior sustentabilidade e à diminuição do impacto das nossas operações no ambiente”, afirma Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal.
Projeto Sustainable & Smart Campus
A Siemens está a desenvolver e implementar, na sede em Alfragide, o projeto Sustainable & Smart Campus. Quando estiver concluído, contribuirá para que o campus sirva como montra tecnológica das várias soluções que a empresa disponibiliza aos seus clientes na área das infraestruturas inteligentes.
Este projeto inclui, por exemplo, um sistema inteligente de controlo da microrrede que vai integrar e otimizar a produção de energia da central fotovoltaica instalada nos telhados de praticamente todos os edifícios, a ligação à rede, a gestão dos vários edifícios, o sistema de armazenamento de energia, o sistema de segurança integrado, bem como a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.Objetivo de redução de emissões
A empresa refere que nos últimos três anos (2019 – 2022) reduziu as emissões de CO2 e os consumos energéticos do seu campus de Alfragide em 20%. Atualmente, 100% da energia consumida em todas as instalações da Siemens Portugal tem origem em fontes renováveis e está em curso a eletrificação da frota automóvel da empresa. Até ao final de 2023, 39% dos automóveis já serão elétricos ou plug-in. Neste âmbito, a Siemens aderiu à iniciativa global EV100, do Climate Group, e, assim, estabeleceu como objetivo a transição da sua frota global para 100% elétrica até 2030.