STCP garante que serviço público de transporte não será afetado

11/05/2020

As perdas provocadas pelos efeitos da COVID-19 na STCP não terão implicações no novo contrato de obrigações de serviço público, assegura conselho de administração da transportadora.

Na sequência da notícia da agência Lusa, com origem no presidente da Câmara Municipal de Valongo que deu conta de um ofício enviado a todos os presidentes dos municípios servidos pela rede de transportes da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto que indicavam três cenários de perdas de 8, 13 e 18 milhões de euros para a empresa transportadora do Grande Porto, devido ao impacto do COVID-19, a administração da STCP veio “esclarecer que, desde a primeira hora, foram reportados e atualizados os cenários de impacto financeiro ao seu acionista Estado”.

A empresa refere que ao Estado foi igualmente reportada “a forma de ultrapassar esses constrangimentos sem implicações no novo contrato de obrigações de serviço público”.

A empresa salienta “o papel colaborativo em todo este processo do município do Porto e restantes autarquias possibilitando uma resposta de serviço com segurança para os nossos clientes e motoristas”.

As garantias do conselho de administração da STCP pretendem, assim, serenar a preocupação dos sindicatos dos motoristas sobre as eventuais consequências para a intermunicipalização dos transportes na área metropolitana do Porto das perdas e da situação financeira na STCP.

Obrigações financeiras

A STCP informa ainda que, durante este período, “cumpriu, e continuará a cumprir, todas as suas obrigações financeiras quer com trabalhadores, fornecedores, quer com prestadores de serviço, assim como garantiu, e continuará a garantir, a quase totalidade do transporte rodoviário no Porto e nos outros cinco concelhos onde tem operação, prestando a sua ajuda à economia local e a todos aqueles que estiveram na chamada ‘linha da frente’”.

Com o término do Estado de Emergência e o consequente aumento gradual na procura dos transportes públicos pela população, a STCP tem vindo a proceder já ao reforço da oferta, passando a vigorar, até agosto, o denominado horário “Férias Escolares”, que traduz uma oferta superior a 95% das viagens normais aos dias úteis. A transportadora retomou ainda a oferta total dos horários de sábados, domingos e feriados, desde há uma semana.

Explica a empresa que das suas 70 linhas em modo autocarro, 33 voltaram já ao horário “Normal” e somente 37 adotaram o horário de “Férias Escolares”.