O investimento de 103 milhões de euros em Szentgotthard, montante que inclui incentivos e contribuições do governo húngaro, é o exemplo mais recente do empenho da Stellantis em transformar as instalações existentes para o seu futuro eletrificado. A empresa recorreu às unidades de Tremery-Metz, França, e Kokomo, no Estado do Indiana, nos EUA, para a produção de EDMs. Além disso, o complexo industrial de Mirafiori, em Itália, está a aumentar, em 2024, a produção de transmissões eletrificadas de dupla embraiagem (eDCT) de nova geração para veículos híbridos e híbridos plug-in da Stellantis.
“Trazer a produção de módulos de propulsão elétrica para Szentgotthard, em reforço da nossa transformação rumo à eletrificação, representa mais um importante avanço no nosso objetivo de fornecer aos clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível”, disse Arnaud Deboeuf, Chief Manufacturing Officer da Stellantis. “A equipa desta fábrica pode orgulhar-se de que o seu trabalho será parte integrante do nosso futuro eletrificado e um elemento fundamental para a oferta de veículos eletrificados das nossas marcas icónicas, concentrados no cliente e líderes na sua classe.”
“Este investimento significa que a Hungria terá um papel mais importante para apoiar a indústria automóvel na sua transição para a eletrificação”, afirmou o Ministro Péter Szijjártó. “Agora, os sistemas convencionais de propulsão serão fabricados em paralelo com a produção de módulos de propulsão eléctrica. Com este investimento, estamos a proteger postos de trabalho e a garantir o futuro da fábrica de Szentgotthárd.”
Os EDM produzidos em Szentgotthard serão utilizados em veículos construídos numa futura plataforma STLA centrada em modelos BEV. A produção far-se-á em instalações já existentes na fábrica. As novas atividades relacionadas com a produção de motores eléctricos na fábrica incluem a maquinação de certos componentes-chave e a montagem final e teste de EDM do tipo “3 em 1” que combinam o motor elétrico, o conjunto redutor da transmissão e o inversor numa única unidade.Atualmente, a fábrica de Szentgotthard fabrica motores de combustão interna de 1,2 litros turbo, de três cilindros, e blocos de 1,6 litros, de quatro cilindros, utilizados em diversos veículos das marcas da Stellantis. Os funcionários da Stellantis receberão formação especializada para satisfazer os requisitos de maquinação e montagem da produção dos EDM.
A Stellantis vai investir mais de 50 mil milhões de euros em eletrificação ao longo da próxima década para cumprir os objectivos do plano “Dare Forward 2030”, pretendendo alcançar, até 2030, um mix de vendas de veículos eléctricos a bateria (BEV) de 100% em automóveis de passageiros na Europa, e de 50% em automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros a bateria nos EUA. Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o apoio de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa.
A Stellantis dá assim mais um passo no caminho para se tornar uma empresa neutra em carbono até 2038, englobando todos os domínios, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes.