Stellantis estabelece joint-venture para criar habitáculos inteligentes

31/08/2021

A Foxconn (Hon Hai Precision Industry) em conjunto com a sua subsidiária FIH Mobile e a Stellantis anunciaram a conclusão do acordo para o estabelecimento de uma joint venture.

A Mobile Drive, a entidade resultante desta joint venture, irá concentrar-se no fornecimento de soluções inteligentes para os habitáculos dos veículos, “que irão revolucionar as atuais convenções e fomentar o desenvolvimento de veículos inteligentes ligados entre si”, afirmam as empresas em comunicado.

Esta decisão surge após a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU), em 18 de maio de 2021.

Detida em 50%-50%

A Mobile Drive será propriedade da Stellantis e da FIH em partes iguais. A parceria combinou as capacidades da Foxconn na indústria das Tecnologias de Informação, Comunicação e soluções inteligentes, com a experiência da Stellantis no setor automóvel.

A Mobile Drive irá dedicar-se ao desenvolvimento de soluções telemáticas e de infotainment, bem como de uma plataforma de serviços baseada na cloud, para propor uma oferta completa de habitáculos inteligentes.

O seu plano de inovações de software incluirá aplicações baseadas em inteligência artificial, navegação, assistência de voz, operações em lojas e-commerce e integração de serviços de pagamento, entre outros. As inovações de hardware estarão relacionadas com o posto de condução inteligente e a caixa telemática.

Através da partilha da propriedade intelectual pelas suas entidades fundadoras e da integração vertical das respetivas cadeias de abastecimento, a Mobile Drive será capaz de criar serviços digitais para automóveis, de modo a alcançar uma experiência de utilização ininterrupta, dentro e fora dos veículos.

Disponibilizar a outros construtores

No futuro, a solução de habitáculos inteligentes não estará apenas disponível para todos os veículos Stellantis, mas também para outros fabricantes de veículos. “Tal permitirá expandir a abrangência e o impacto da Mobile Drive, que ambiciona tornar-se um líder mundial em soluções inteligentes de habitáculos e veículos conectados”, afirmam as empresas envolvidas.