StoreDot partilha opinião sobre baterias em estado sólido e soluções intermédias

19/02/2024

Prometem carregamentos mais rápidos, seguros e económicos, com elevadas densidades energéticas. No entanto, requerem ainda muito trabalho e continuam a enfrentar desafios significativos. Falamos das baterias em estado totalmente sólido que, prevê a StoreDot, ainda vão levar pelo menos 10 anos até estarem prontas a serem fabricadas em massa.

 

Feitas de eletrólitos sólidos em vez de eletrólitos em estado líquido ou de gel de polimérico, “as baterias em estado sólido não são de certeza uma solução milagrosa para nenhum produtor de automóveis que esteja a desenvolver estruturas de carregamento rápido para veículos elétricos”, defende Dr. Doron Myersdorf. Na opinião do CEO da StoreDot “estes profissionais devem considerar a introdução de tecnologias provisórias a médio prazo”. Nomeadamente “as baterias em estado semissólido”.

Dr. Doron Myersdorf, CEO da StoreDot

As baterias semissólidas como solução a médio prazo

“É crucial que os principais desenvolvedores de baterias, incluindo a pioneira e líder StoreDot, deem aos fabricantes mundiais de automóveis um roteiro realista para a introdução de baterias de carregamento extremamente rápido”, afirma Myersdorf.

Uma vez que as baterias em estado sólido continuam a uma década de distância “o mais prático seria começar pela introdução de baterias em estado semissólido”, sugere o CEO. Até porque “estas têm o benefício adicional de o seu processo de fabrico ser mais simples e menos desafiante do que o das baterias em estado totalmente sólido”, acrescenta justificando.

No caso específico da StoreDot, o objetivo é arrancar com a produção em massa das baterias semissólidas até 2028. “Estas baterias serão compostas por células mais avançadas, seguras e de alta performance. Capazes de alcançar até cerca de 100 milhas (160 quilómetros) de autonomia com apenas 3 minutos de carregamento”, avança a empresa em comunicado.

A estratégia de tecnologia “100inX”

Pioneira e líder de baterias de carregamento extremamente rápido para veículos elétricos, a StoreDot já deu a conhecer o roteiro da sua estratégia “100inX”. Um plano que incluí três gerações de tecnologia de carregamento extremamente rápido da marca: a 100in5 com predominância de silício, a 100in3 em estado semissolido e a 100in2 em estado totalmente sólido.

Relativamente a prazos, a empresa sedeada em israel refere que as baterias 100in5 devem estar prontas até 2024 e as baterias semisólidas 100in3 até 2028. As baterias totalmente sólidas 100in2 é que vão demorar mais segundo as previsões da StoreDot. Estas deverão ficar disponíveis somente em 2032, confirmando assim a ideia de que ainda vamos ter que esperar cerca de uma década até que estas possam ser produzidas em massa.

Através destas tecnologias de carregamento extremamente rápido a StoreDot pretende contribuir para a resolução dos principais obstáculos à aceitação generalizada dos veículos elétricos: a ansiedade associada à autonomia e ao carregamentos dos mesmos. A ideia é que, no futuro, seja possível carregar um veículo elétrico em menos de 10 minutos. O tempo que se demora, em média, a abastecer um automóvel com um motor de combustão convencional.