Tesla Model 3 que visitou Portugal sofre acidente em modo semiautónomo

25/05/2018

A Road Trip do Tesla Model 3 de You You Xue pela Europa terminou da pior forma ontem à noite na Grécia, com um violento acidente.

O próprio You You colocou um post na página da Road Trip, no Facebook, informando os seus seguidores do sucedido, mas garantindo que se encontrava bem.

Em inglês, o jovem americano de ascendência chinesa que vive nos Estados Unidos, disse que o Tesla Model 3 circulava com o Autopilot ligado, a 120 km/h, quando o veículo deu uma guinada e bateu nos resguardos laterais da estrada.

Os danos no Model 3 são bem aparentes do lado esquerdo, com as rodas e painéis da carroçaria muito modificados.

You You, que revelou ao Watts On, na sua passagem por Lisboa, que pretendia vender o Model 3 na Europa, admitiu já que o mais provável será repatriar o automóvel para São Francisco, admitindo também que não terá cobertura de danos próprios para o sinistro.

Vários seguidores da sua página sugeriram que os danos são demasiado significativos para poderem ser reparados em breve, quer pela complexidade da intervenção quer pela escassez de peças de substituição.

De realçar, no entanto, que apesar da violência do acidente, o ocupante do veículo saiu totalmente ileso do sucedido.

Utilização do Autopilot

Muitos entusiastas questionam também a utilização frequente que You You admitiu fazer nesta sua Road Trip da função Autopilot do Tesla Model 3, que é considerada ainda uma versão Beta.

Hugo Pinto, um dos principais responsáveis do Tesla Club Portugal, afirma: “A função Autopilot da Tesla deve ser utilizada sempre com as duas mãos no volante, como informa o construtor. Numa fase posterior, quando estiver implementada a capacidade de Condução Autónoma, as coisas serão diferentes, mas neste momento, fazer uma utilização diferente daquela significa arriscar a segurança dos ocupantes e dos outros utilizadores da estrada. E a responsabilidade é exclusivamente do condutor”.

Hugo Pinto, que utiliza diariamente um Tesla equipado com a referida função, acompanhou You You em Portugal, durante os três dias da sua passagem pelo nosso país: “É uma pena que esta iniciativa do You You tenha terminado assim, porque a sua aventura permitiu a milhares de entusiastas europeus ver de perto e até conduzir o Tesla Model 3, meses antes de estar disponível no nosso mercado. Mas mesmo com este desfecho, ele já entrou na história da Tesla. Os entusiastas portugueses e o Tesla Club Portugal agradecem a sua generosidade e partilha”.

A Grécia era o 25º país visitado pelo jovem americano desde que iniciou esta Road Trip não oficial do Tesla Model 3 no Velho Continente. Até ao momento, a Tesla não se pronunciou sobre o sucedido.

As imagens que ilustram este artigo foram retiradas da página do facebook Tesla Model 3 Road Trip, além das recolhidas durante a passagem de You You Chuei por Lisboa.

… guys this is it. The road trip is over. I'm sorry.Vehicle was engaged on Autopilot at 120 km/h. Car suddenly…

Publicado por Tesla Model 3 Road Trip em Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.