Tesla Y pode ser considerado carro mais vendido do mundo em 2023

17/02/2024

De acordo com dados preliminares da JATO Dynamics, o Tesla Y vendeu, em 2023, 1,23 milhão de unidades entre janeiro e dezembro de 2023, o que representa um aumento de 64% em relação ao ano anterior, e o coloca num bom lugar para se tornar o modelo mais vendido do mundo no ano passado.

 

Felipe Munoz, analista Global da JATO Dynamics, comentou: “O aumento nas vendas globais do Modelo Y é sem precedentes, especialmente para um veículo entre os dez mais vendidos. O que a Tesla conseguiu alcançar com o Modelo Y em tão pouco tempo é simplesmente notável”.

O Modelo Y liderou as vendas tanto na Europa quanto na China, os dois maiores mercados de VE do mundo. Segundo dados da China Association of Automobile Manufacturers (CAAM), mais de 456.000 unidades foram vendidas na China em 2023 – um aumento de 45% em relação a 2022. Na Europa, as matrículas do Modelo Y superaram consistentemente outros modelos de sucesso, como o Dacia Sandero, Peugeot 208 e Volkswagen T-Roc. Dados de 30 mercados mostram que mais de 255.000 unidades do Modelo Y foram registadas – 19.000 unidades a mais do que o segundo veículo mais popular, o Dacia Sandero.

Felipe Munoz acrescentou: “O preço médio de comercialização de um Tesla Modelo Y em novembro de 2023 foi 18% e 23% menor do que o custo médio de um VE na Alemanha e nos Estado Unidos da América, respetivamente. Os cortes de preço ao longo do ano, combinados com a reputação da Tesla como fabricante de VE confiável e competitivo, ajudaram a impulsionar a procura. Como resultado, a Tesla está na mente de muitos consumidores que procuram comprar um VE”.

A confirmar-se estes dados, a fabricante de automóveis dos Estados Unidos da América retirará assim o primeiro lugar à Toyota que liderava o ranking global com os modelos o RAV4 e o Corolla. Ainda assim, a fabricante japonesa deverá ocupar o segundo lugar com o modelo RAV, que regista a venda de 1,07 milhões de unidades.