No período acumulado dos sete primeiros meses de 2024 verificou-se um aumento de 14% na categoria de ligeiros de passageiros novos elétricos, tendo sido matriculadas 22.531 unidades.
Por marcas, a Tesla é, de longe, a marca mais adquirida em Portugal, com um crescimento ao ano de 30,8%. Mais de um quarto dos ligeiros de passageiros elétricos saídos dos stands de veículos novos em Portugal são Tesla.
BMW, Volvo, Peugeot, Mercedes-Benz, BYD, MG, Citroën, Volkswagen e Audi encerram o “top 10” nacional, no período de janeiro a julho.
| Marca | jul/24 | jul/23 | Variação julho 2024/2023 (%) | Quota de mercado em julho de 2024 (%) | Quota de mercado em julho de 2024 (%) | janeiro a julho 2024 | janeiro a julho 2023 | Variação janeiro a julho 2024/2023 (%) | Quota de mercado de janeiro a julho de 2024 (%) | Quota de mercado de janeiro a julho de 2023 (%) |
| Tesla | 551 | 496 | 11,1 | 16,6 | 18,4 | 6021 | 4604 | 30,8 | 26,7 | 23,3 |
| BMW | 340 | 257 | 32,3 | 10,3 | 9,5 | 2205 | 1569 | 40,5 | 9,8 | 7,9 |
| Volvo | 339 | 31 | 993,5 | 10,2 | 1,1 | 1849 | 802 | 130,5 | 8,2 | 4,1 |
| Peugeot | 476 | 258 | 84,5 | 14,4 | 9,6 | 1498 | 1604 | -6,6 | 6,6 | 8,1 |
| Mercedes-Benz | 188 | 142 | 32,4 | 5,7 | 5,3 | 1455 | 1229 | 18,4 | 6,5 | 6,2 |
| BYD | 285 | 33 | 763,6 | 8,6 | 1,2 | 1228 | 100 | 1128,0 | 5,5 | 0,5 |
| MG | 176 | 38 | 363,2 | 5,3 | 1,4 | 927 | 361 | 156,8 | 4,1 | 1,8 |
| Citroën | 27 | 54 | -50,0 | 0,8 | 2,0 | 844 | 945 | -10,7 | 3,7 | 4,8 |
| Volkswagen | 133 | 208 | -36,1 | 4,0 | 7,7 | 837 | 1557 | -46,2 | 3,7 | 7,9 |
| Audi | 106 | 162 | -34,6 | 3,2 | 6,0 | 834 | 830 | 0,5 | 3,7 | 4,2 |
| Renault | 42 | 122 | -65,6 | 1,3 | 4,5 | 590 | 941 | -37,3 | 2,6 | 4,8 |
| Kia | 52 | 80 | -35,0 | 1,6 | 3,0 | 542 | 274 | 97,8 | 2,4 | 1,4 |
| Opel | 94 | 42 | 123,8 | 2,8 | 1,6 | 507 | 625 | -18,9 | 2,3 | 3,2 |
| Hyundai | 91 | 65 | 40,0 | 2,7 | 2,4 | 479 | 290 | 65,2 | 2,1 | 1,5 |
| Fiat | 42 | 148 | -71,6 | 1,3 | 5,5 | 404 | 390 | 3,6 | 1,8 | 2,0 |
| Smart | 43 | 18 | 138,9 | 1,3 | 0,7 | 353 | 155 | 127,7 | 1,6 | 0,8 |
| Cupra | 32 | 97 | -67,0 | 1,0 | 3,6 | 326 | 404 | -19,3 | 1,4 | 2,0 |
| Mini | 90 | 30 | 200,0 | 2,7 | 1,1 | 264 | 175 | 50,9 | 1,2 | 0,9 |
| Nissan | 77 | 108 | -28,7 | 2,3 | 4,0 | 251 | 607 | -58,6 | 1,1 | 3,1 |
| Dacia | 13 | 101 | -87,1 | 0,4 | 3,7 | 223 | 850 | -73,8 | 1,0 | 4,3 |
| Jeep | 22 | 22 | 0,0 | 0,7 | 0,8 | 210 | 76 | 176,3 | 0,9 | 0,4 |
| Toyota | 43 | 55 | -21,8 | 1,3 | 2,0 | 192 | 394 | -51,3 | 0,9 | 2,0 |
| Polestar | 13 | 36 | -63,9 | 0,4 | 1,3 | 122 | 178 | -31,5 | 0,5 | 0,9 |
| Skoda | 6 | 21 | -71,4 | 0,2 | 0,8 | 122 | 131 | -6,9 | 0,5 | 0,7 |
| Ford | 18 | 26 | -30,8 | 0,5 | 1,0 | 112 | 211 | -46,9 | 0,5 | 1,1 |
| Porsche | 11 | 13 | -15,4 | 0,3 | 0,5 | 38 | 122 | -68,9 | 0,2 | 0,6 |
| DS | 0 | 14 | -100,0 | 0,0 | 0,5 | 27 | 39 | -30,8 | 0,1 | 0,2 |
| Mazda | 5 | 19 | -73,7 | 0,2 | 0,7 | 21 | 177 | -88,1 | 0,1 | 0,9 |
| Lexus | 1 | 1 | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 16 | 15 | 6,7 | 0,1 | 0,1 |
| Honda | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 10 | 38 | -73,7 | 0,0 | 0,2 |
| Aiways | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 10 | 33 | -69,7 | 0,0 | 0,2 |
| Forthing | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 3 | 0 | — | 0,0 | 0,0 |
| Maserati | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 3 | 0 | — | 0,0 | 0,0 |
| Jaguar | 1 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 2 | 43 | -95,3 | 0,0 | 0,2 |
| Fisker | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 2 | 0 | — | 0,0 | 0,0 |
| Lotus | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 2 | 0 | — | 0,0 | 0,0 |
| Radar | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 1 | 0 | — | 0,0 | 0,0 |
| Rolls-Royce | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 1 | 0 | — | 0,0 | 0,0 |
| Maxus | 0 | 0 | — | 0,0 | 0,0 | 0 | 2 | -100,0 | 0,0 | 0,0 |
| Total | 3317 | 2697 | 23,0 | 100,0 | 100,0 | 22531 | 19771 | 14,0 | 100 | 100 |
