A mobilidade das cidades tem mudado muito nos últimos anos. O automóvel continua a ter uma presença forte em algumas cidades europeias, mas cada vez mais há outros meios de transporte a conquistar os cidadãos. As trotinetes elétricas são um exemplo, privadas ou partilhadas, já vemos muitas pessoas a deslocarem-se neste pequeno transporte de duas rodas. Além da agilidade, as trotinetes têm a vantagem de serem elétricas, logo contribuem para melhorar o ambiente das cidades. A evolução é constante, já se sabe, e se primeiro surgiram as trotinetes na cidade, agora surgem exemplos de como manter estes meios de transporte organizados no espaço público, quando estacionadas, e também como carregar as suas baterias. Três amigos espanhóis pensaram numa solução para esta necessidade. Nasceu assim a Solum, cujo produto estrela é o pavimento solar.
O que é a Solum?
Carlos Rodriguez, Antonio Cabrera e Luis Muñoz desenvolveram uma técnica que aplicam em painéis solares convencionais até que o mesmo é convertido em pavimento. Os três fundadores da Solum explicam que “a ideia surge depois de observarem que nas cidades há muito espaço para os carros e muito pouco para o lazer dos cidadãos”. Fizeram então um estudo sobre os espaços disponíveis nas cidades e como poderiam ser aproveitados em prol de construir uma cidade ambientalmente mais sustentável e acessível aos cidadãos. “A nossa solução é uma forma de obter energia limpa sem afetar esteticamente o ambiente urbano o que a torna muito adaptável às zonas históricas inclusive”.
O processo de transformar painéis fotovoltaicos em pavimento solar foi patenteado pela Solum e permite instalar estações de carregamento para as trotinetes sem necessitar de rede elétrica. “Esta solução pode ser utilizada quer por operadores de mobilidade, quer por particulares”, sublinham os fundadores.
Gerir a estação e carregamento
Os utilizadores podem estacionar as suas trotinetes nestes “parques solares” e, através de uma aplicação para smartphone, é possível ativar o carregamento.
A plataforma miSolum permite configurar, monitorizar e gerir à distância estas estações de carregamento. O software reúne informações sobre o carregamento dos veículos, tais como a energia consumida, sessões de carga, permite gerir tarifas e estabelecer valores de acordo com o horário e a localização. A miSolum mostra o estado de cada um dos pontos de carregamento, possibilita a definição do número de veículos por estação e quais os utilizadores que podem aceder a cada estação.
A Solum considera ainda que esta solução ajuda no ordenamento destes veículos nas cidades: “estes postos de carregamento evitam congestionamentos nas calçadas e locais públicos, auxiliando as cidades no trabalho de integração dos veículos de micromobilidade”.
A instalação deste pavimento solar também foi pensada para ser simples, sem requer intervenção de engenharia civil. A sua manutenção, assegura a Solum, “não requer nenhum tratamento especial”.
Neste momento o pavimento solar está pensado para as trotinetes elétricas, mas em breve também poderá carregar bicicletas.
O valor médio de instalação deste pavimento solar é de 9.000 euros.
Solum, brevemente em Portugal
Os fundadores da Solum adiantam que estão em conversação com vários empresários nacionais e acreditam que, ainda este ano, vão instalar a primeira estação de carregamento em Portugal.
Entretanto, Espanha e outros países já estão a investir no pavimento Solum. “Durante o ano de 2021 inaugurámos dois projetos em Sevilha, investimento do município, uma estação destinada aos veículos partilhados e outra destinada aos privados”. Têm também instalado este pavimento no Porto de Valencia e na Universidade Francisco de Vitoria, em Madrid.
Além de continuar a expandir em Espanha, chegando a cidades como Barcelona, Málaga e Bilbao, a Solum está presente em Amesterdão, Istambul e, entre outras cidades, Milão.