Anteriormente, os vidros de automóveis danificados e sem possibilidade de reparação, como para-brisas e tetos panorâmicos, eram utilizados em processos de “downcycling”, ou seja, eram reutilizados de forma inferior, como garrafas ou isolamento.
No entanto, o projeto-piloto da Audi foi pioneiro ao demonstrar como o vidro pode ser reutilizado com a mesma qualidade original. Todo o processo será apresentado pela Audi no Greentech Festival 2023, em Berlim, de 14 a 16 de junho.
Em parceria com a Reiling Glas Recycling, a Saint-Gobain Glass e a Saint-Gobain Sekurit, o projeto “GlassLoop” da Audi demonstrou como os ciclos de materiais podem ser integrados na produção em série.
Durante aproximadamente um ano, as empresas colaboraram para encontrar formas de produzir novos para-brisas para o Q4 e-tron a partir de vidro de automóveis com defeito.Agora, o processo está pronto para entrar na fase de produção.
Fase de produção
Inicialmente, os vidros dos automóveis são triturados em pequenos fragmentos por meio de um processo de reciclagem pioneiro.
Em seguida, todos os elementos não vítreos, como resíduos de cola, são removidos. O vidro triturado é então fundido e incorporado ao processo de fabricação de vidro automóvel. O conteúdo reciclado nesse vidro produzido dessa forma pode chegar a até 30%. O objetivo é fornecer quantidade suficiente de vidro reciclado para garantir uma proporção ao longo da vida útil do Audi Q4 e-tron, de acordo com os volumes de produção planeados.
A partir de setembro de 2023, os para-brisas produzidos desta maneira serão utilizados na montagem do Audi Q4 e-tron.