O primeiro desenvolvimento foi para o fabricante de veículos de bombeiros Rosenbauer.
O camião – chamado “Revolutionary Technology” – RT (“Tecnologia Revolucionária”) possui um motor e baterias elétricas, embora não haja informação sobre as suas capacidades.
O RT é uma evolução do Concept Fire Truck (CFT) do fabricante austríaco de camiões de bombeiros Rosenbauer.
![]()
Porém, este veículo não se pode considerar como um puro elétrico. Isto porque, não obstante cada eixo do camião ser alimentado por um motor elétrico e o sistema de armazenamento de energia permitir uma viagem movida a eletricidade (“com tempo suficiente para as operações no local de resgate”, segundo o construtor), caso a viagem ou operação demore mais do que o esperado, este camião elétrico possui um motor Diesel de reserva a bordo. Não há, igualmente, indicações sobre a sua capacidade.
Este carro de bombeiros eletrificado está atualmente a ser testado e, segundo a Volvo, em breve começará a fazer trabalho em teatro de operações reais com os bombeiros em Berlim, Amsterdão e Dubai.CADA EIXO DO CAMIÃO É ALIMENTADO POR UM MOTOR ELÉTRICO. PARA ALGUMA EVENTUALIDADE, O CARRO TEM AINDA UM MOTOR DIESEL A BORDO.
“Os bombeiros que respondem a uma chamada precisam de um veículo capaz de alta velocidade, aceleração rápida, travagem forte e manobrabilidade. A transmissão elétrica do RT, combinada com suspensão independente e um chassis hidropneumático, oferece um alto padrão de segurança e um ótimo desempenho de direção”, afirma a Volvo Penta.
Afastando-se dos conceitos convencionais de veículos comerciais e desenvolvendo uma solução elétrica para a transmissão do veículo, a Volvo Penta e Rosenbauer introduziram uma arquitetura de veículo completamente nova que garante altos volumes de carga, dimensões compactas e agilidade.
“Depois de muitos anos de colaboração bem-sucedida com a Rosenbauer, temos orgulho de ser pioneiros em transmissões elétricas e fazer esta parceria neste projeto revolucionário”, diz Paul Jansson, gestor de projetos da Volvo Penta. “Esta é a nossa primeira parceria OEM industrial na área de eletromobilidade e é um grande passo para criar uma nova plataforma de produtos para o futuro”.
“As equipas da Volvo Penta e Rosenbauer têm trabalhado juntas para projetar uma solução sob medida que permita ao camião de bombeiros elétrico realizar o seu trabalho de maneira mais segura, eficaz e sustentável do que um veículo convencional”, diz Dieter Siegel, CEO da Rosenbauer Internacional. “Juntos, criámos o veículo mais revolucionário e progressivo do setor de bombeiros”.
