Volvo EX30: pequeno, elétrico e ecológico

23/09/2023

Volvo EX30 exterior
O Volvo EX30 está em exibição numa Pop-up store na Gare do Oriente, em Lisboa até ao dia 24 de setembro. 100% elétrico, este é o modelo mais pequeno da fabricante sueca que anunciou recentemente que vai deixar de produzir veículos a gasóleo em 2024. Neste momento, a marca sueca regista mais de 300 encomendas e prevê as primeiras entregas no início do próximo ano.

 

 

O SUV compacto chega ao mercado com três motorizações, nomeadamente:

Twin Motor Performance (AWD)

69kWh (nominal) NMC bateria
Motor elétrico à frente e atrás
Potência: 315kW/428cv
Binário: 543Nm
Autonomia estimada até 460km (WLTP)
0-100km/h em 3.6 segundos (0-60mph em 3.4 segundos)
Velocidade máxima: 180km/h (112mph) (limitada)
Capacidade de reboque: 1,600kg
Tempo estimado de recarga 10-80%: 26.5-28 minutos (DC carregamento rápido, 175kW)

Single Motor Extended Range (RWD)

69kWh (nominal) NMC bateria
Motor elétrico traseiro
Potência: 200kW/272cv
Binário: 343Nm
Autonomia estimada até 480km (WLTP)
0-100km/h em 5.3 segundos (0-60mph em 5.1 segundos)
Velocidade máxima: 180km/h (112 mph) (limitada)
Capacidade de reboque: 1,400kg
Tempo estimado de recarga 10-80%: 26.5-28 minutes (DC carregamento rápido, 175kW)

Single Motor (RWD)

51kWh (nominal) LFP bateria
Motor elétrico traseiro
Potência: 200kW/272cv
Binário: 343Nm
Autonomia estimada até 344km (WLTP)
0-100km/h em 5.7 segundos (0-60mph em 5.4 segundos)
Velocidade máxima: 180km/h (112mph) (limitada)
Capacidade de reboque: 1,000kg
Tempo estimado de recarga 10-80%: 26 minutes (DC carregamento rápido, 150kW)

O mais pequeno SUV da Volvo apresenta uma autonomia até 475 km e a sua gama de preços inicia-se nos 37.894€.

Um carro amigo do ambiente

Além de ser 100% elétrico, o que fará dele menos poluente no seu ciclo de vida, o Volvo EX30 iniciou o seu percurso de sustentabilidade desde logo na construção. Gerindo as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 kms de condução para menos de 30 toneladas*. Trata-se de uma redução de 25% em comparação com os outros dois modelos 100% elétricos, o Volvo C40 e o Volvo XC40.

Na sua construção são usados materiais reciclados e a fábrica onde é montado recorre a energia 100% renovável. No interior, a Volvo Cars utilizou uma vasta gama de materiais reciclados e renováveis para os bancos, para o tablier, e para as portas, incluindo materiais como a ganga, o linho e uma mistura de lã que também contém cerca de 70% de poliéster reciclado. A ganga é, em particular, um bom exemplo de como utilizar materiais de forma mais inteligente e mais sustentável.

Para criar a decoração interior em ganga, a Volvo utilizou fibras que, de outra forma, seriam resíduos do processo de reciclagem. Quando as calças de ganga são recicladas, as fibras desfiadas são torcidas num fio e as fibras longas ligam-se umas às outras. As fibras curtas, são normalmente desperdiçadas – mas não neste caso pois a Volvo utilizou-as para o design dos interiores.

O Volvo EX30 foi concebido para, no final da sua vida útil, ser recuperado até 95%, através da reciclagem dos materiais.

Sistemas de segurança Volvo presentes no EX30

A segurança é um dos pilares da Volvo e que não foi descurada neste pequeno veículo. Mesmo na versão mais económica todos os equipamentos de segurança estão presentes, tais como:

  • Alerta de abertura de porta que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que o ocupante de um EX30 esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista ou a outro utente da via que esteja a passar;
  • Airbag lateral no interior do banco do condutor, concebido para ajudar a reduzir as lesões na cabeça e no tórax em caso de impacto;
  • Chassis e a safety cage são construídos com aço de alta resistência capaz de compensar, de uma forma eficiente, o impacto de uma possível colisão;
  • Novo sistema avançado de alerta ao condutor desenvolvido para o ajudar sempre que este não estiver no seu melhor. Para além da deteção de mãos no volante, o automóvel tem também um sensor especial, que funciona com algoritmos inteligentes e que se localiza atrás do volante, capaz de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Desta forma, o EX30 pode tentar perceber se o condutor está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que este ainda não se tenha apercebido;
  • Nova funcionalidade de travagem automática em cruzamentos foi concebida para ajudar a evitar acidentes. No caso de outro automóvel cruzar inesperadamente o caminho à frente, a funcionalidade de intervenção automática de travagem irá imobilizar o EX30 e ajudar a mitigar ou a evitar uma colisão.