A base das operações foi um hotel próximo do novo Aeroporto de Arlanda, a 40 quilómetros do centro da capital sueca, pelo que o nosso teste foi realizado mais num ambiente campestre do que citadino. Não que o X tenha alguma limitação nesse sentido, já que, com a sua bateria de 69 kWh, está referenciado como capaz de até 445 km de alcance na versão RWD e 425 km na versão AWD.
Como tem sido habitual nestes eventos da Zeekr, a versão mais abundante para testes é mais potente e dispendiosa, neste caso, a Privilege AWD. Os seus dois motores têm uma potência combinada de 315 kW (428 cv) e 543 Nm de binário, o que permite uma aceleração dos 0-100 em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima está limitada, em todos os modelos, a 180 km/h.
Dada a escassez de exemplares de tração traseira, arranquei para a estrada com este potente e compacto modelo, com uma estética bastante original. No interior, são claramente os lugares da frente os privilegiados, com amplas e robustas poltronas. O espaço a bordo é bastante generoso, dadas as dimensões exteriores, mas nos lugares de trás estão sempre presentes as imponentes costas dos bancos dianteiros.
No modo intermédio gostei da maior progressividade das acelerações, bastante vigorosas, mas só quando assim desejamos. No modo Sport, a resposta do motor é demasiado violenta e não me pareceu que estivesse tão de acordo com a vocação do Zeekr X.
Suspensão passiva, mas equilibrada
Quanto ao comportamento, nota-se a tentativa de encontrar um compromisso entre o conforto e o rigor em condução mais desportiva, que as suas capacidades de potência e tração integral possibilitam. Todavia, com uma suspensão passiva, combinando MacPherson à frente e multi-link atrás, seria sempre complicado conseguir agradar a todos. Neste caso, a Zeekr privilegiou, ainda que ligeiramente, o conforto, mesmo com as rodas de 20 polegadas deste AWD. O controlo da carroçaria é bastante bom e alguma falta de precisão na inserção em curva e eventualmente numa ou outra perda de tração momentânea, só se notam num tipo de condução que dificilmente será adotado pelo público a que é dirigido.
A potência e tração integral resultam mesmo num veículo desafiante de conduzir depressa, com a resposta instantânea do motor, a excelente tração e bons pneus. O Privilege AWD é muito rápido e as suas dimensões compactas conferem-lhe uma boa agilidade em percursos sinuosos.
Os exemplares que pudemos ensaiar são ainda pré-série, pelo que um ou outro pormenor será certamente melhorado e com mais funcionalidades ativas, já que não estão todas ainda homologadas na União Europeia. Talvez algumas transições, como o cancelamento do cruise control ou a entrada em ação do controlo de tração, pudessem ser mais suaves, mas esses são sempre aperfeiçoamentos que podem ser realizados mais tarde. De notar que o sistema de tração da Zeekr é muito rápido porque o sistema recolhe dados não através de sensores de velocidade na roda, mas monitorizado a rotação do motor de tração.
Só um motor e maior alcance
Já falei do interior refinado e com excelentes materiais veganos, mas falta referir o cockpit inteligente que o X partilha com o 001. Existem dois ecrãs com informação, sendo o primeiro junto ao volante e o segundo na consola central, este último com um ecrã touch de 14,6 polegadas, complementados com um head-up display que pode ter dados de navegação, dos sistemas de apoio à condução, entre outros.
Através do ecrã central é possível configurar o funcionamento do veículo, incluindo modo de condução, resposta do acelerador e direção.
Prioridade à segurança
A já conhecida plataforma SEA, também utilizada no 001, carateriza-se pela utilização majoritária de aço de grande resistência, com excelente relação entre a segurança e o baixo peso, e foi testada para suportar impactos de grande intensidade, tanto no habitáculo quanto no pack da bateria.
Além disso, está equipado com sete airbags e conta com uma extensa lista de apoios à condução, em que se destacam o cruise control adaptativo, a assistência na autoestrada, mitigação de colisões à frente e atrás, entre muitas outras. Para além disso, o X pode vir equipado com um Modo Sentinela, que filma a área circundante, se detetar alguma atividade suspeita, quando o veículo está parqueado.
Carregamentos e garantias
O pack de baterias de Iões de Lítio do Zeekr X utiliza a tecnologia NMC (Níquel Manganês e Cobalto), produzidas pela CATL, com oito anos ou 200.000 km de garantia. O X está equipado com bomba de calor, para aumentar a eficiência energética no sistema de climatização, diminuindo o consumo e defendendo a autonomia do veículo, sobretudo no inverno.
O carregador AC embarcado tem uma potência de 22 kW, mas em DC o X aceita carga a uma potência de até 150 kW, o que proporciona o carregamento de 0 a 80% em menos de 30 minutos, de acordo com a Zeekr.
O construtor anunciou ainda, nesta apresentação, uma colaboração com a empresa Plugsurfing, permitindo aos proprietários dos seus automóveis utilizar mais de 550.000 pontos de carga em 27 países europeus.
O que pensa o Welectric
O Zeekr X está bem pensado para as áreas urbanas e suburbanas europeias, com dimensões compactas e um posicionamento premium que é, de um modo geral, acompanhado pela componente estética, materiais e tecnologia.
A estética original, o ambiente requintado e a componente de alta tecnologia, potenciada pelo inovador e poderoso chip Qualcomm 8155, serão também tentadores para um publico bem informado.
De um modo geral, o Zeekr X surpreende sobretudo pela solidez do seu desempenho, mostrando-se um produto bem resolvido e capaz. A nossa previsão é de que não tardará a ser visto com alguma frequência nas áreas urbanas dos mercados em que for sendo introduzido. A expansão da marca na Europa vai dar-se, nos próximos meses, na Alemanha, França e Bélgica. Mas para ver o Zeekr nos mercados do Sul da Europa será preciso ter mais alguma paciência. Pelo que pudemos experimentar, nos contactos com o 001 e com o X, vai valer a pena.