M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já sabemos que os carros autónomos estão na ordem do dia. Também já se está a preparar drones autónomos, para transportar compras pelo céu das cidades. Que mais pode faltar? Que tal uma cadeira autónoma? E se pensa que uma cadeira serve para uma pessoa ficar quieta enquanto uma pessoa está sentada à espera, esta ideia da Nissan parece bastante prática. Só falta mesmo colocá-la em produção.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Nissan concebeu a ProPilot Chair como base no seu sistema auxiliar de condução ProPilot, disponível nos modelos Qashqai e LEAF. O sistema consegue detetar a presença e o movimento da cadeira à sua frente, mantendo uma distância permanente em relação à outra cadeira. Entretanto, a primeira cadeira autónoma da fila, quando a pessoa que está sentada se levanta, regressa ao fim da fila para ser usada pelo próximo cliente.

A ProPilot Chair torna os tempos de espera mais confortáveis, especialmente em locais onde normalmente as pessoas teriam que esperar em pé. Ao colocar as cadeiras por ordem, permite a uma pessoa à espera saber se demora mais ou menos tempo até ser atendida, e também lhe permite descansar as pernas nos momentos finais em que se encontra na fila. Do mesmo modo, o ProPiloto permite ao condutor não se preocupar com certos momentos da condução, como filas de trânsito, quando o carro se mexe sozinho para acompanhar o movimento do veículo da frente.

Enquanto o ProPilot começa a propagar-se pela gama da Nissan, a cadeira autónoma não deverá passar para a produção. Os exemplares construídos foram usados por tempo limitado em certos restaurantes do Japão em 2017. Também estiveram em exposição no quartel-general da marca, em Yokohama.