M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez pensou como são gravadas as cenas de perseguições automóveis em filmes de ação como a série Velocidade Furiosa? Muitos desses filmes veem dois carros em combate, fazendo acrobacias perigosas. E se ver dois carros parece perigoso, então é preciso apontar que há um terceiro ator que permanece invisível durante toda a cena: um carro-câmara suficientemente rápido para captar toda a ação.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os carros-câmara concebidos para o cinema foram criados pela Pursuit Systems, uma das muitas empresas fornecedoras que aparecem nas letras pequenas dos créditos finais dos filmes. A mais recente máquina criada pela empresa sediada em Hollywood é um Ford Edge ST, um SUV desportivo vendido nos Estados Unidos, que de origem está equipado de série com um motor 2.7 V6 biturbo de 340 cv, com caixa automática de oito velocidade e tração permanente às quatro rodas. Mas obviamente, o carro-câmara tem muito outro equipamento necessário para as filmagens, incluindo uma proeminente grau montada no tejadilho para transportar a câmara.

A Pursuit Systems propõe o carro-câmara Ford Edge com três tipos de grua, de 30, 40 e 50 cm de comprimento, com um peso de 450 kg, incluindo o braço rotativo. Esta grua necessita de segurar e proteger a câmara em qualquer circunstância, incluindo a velocidades de 160 km/h, podendo subir até uma altura de quatro metros e meio ou filmar perto ao chão a uma distância mínima de 25 cm.

Para lidar com o peso extra e com vários tipos de terreno, a Pursuit Systems pediu à Ford para criar uma suspensão pneumática para o carro-câmara, além de montar um arco de proteção no interior do habitáculo. Mesmo com todo o equipamento de extra, pode ser preciso transportar cinco pessoas no interior, assim como o equipamento necessário para operar o braço e a câmara remotamente. Foi também preciso modificar o sistema elétrico para montar monitores no interior, e toda a carroçaria e interior foram cobertos numa pintura negra matte, para evitar qualquer tipo de reflexos nos outros veículos que estão em cena.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.