M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Imagine que a sua viagem diária para o trabalho era ordeira em vez de caótica, que o seu veículo adaptava-se automaticamente às condições do trânsito, e que acelerava ou travava ao mesmo tempo que o carro da frente. E que, por causa disso, nunca mais na vida teria que esperar parado em semáforos ou ter medo de apanhar uma multa por excesso de velocidade. É esse o futuro proposto por Andreas Malikopoulos, um dos responsáveis pela criação dos algoritmos que vão ser usados pelas inteligências artificiais que vão comandar os carros autónomos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Malikopoulos é professor de engenharia mecânica na Universidade do Delaware, nos Estados Unidos, onde tem uma laboratório para testar as soluções de mobilidade urbana do futuro, quando se espera que todos os carros andem sozinhos sem qualquer intervenção humana necessária. Para isso, criou um simulador, chamado Cidade Inteligente à Escala, onde testa os seus algoritmos de modo a tornar a mobilidade urbana mais eficiente, reduzindo tanto o consumo energético como o tempo de viagem.

Qualquer esquina com semáforo é hoje uma forma pouco eficiente de controlar os padrões de trânsito. Em vez disso, os automóveis vão falar uns com os outros para coordenar a fluidez do tráfego, aproveitando uma solução criada pela equipa liderada por Andreas Malikopoulos. No simulador, criaram zonas de desaceleração, onde normalmente se causam engarrafamentos ou semáforos são ativados devido a excesso de velocidade, os carros autónomos vão poder gastar menos 20 por cento de energia ao mesmo que tempo que retiram até 30 por cento ao tempo de viagem, tudo isto evitando acidentes.

A pesquisa, que foi publicada no jornal científico Automatica, e já garantiram investimento público nos Estados Unidos, como parte da iniciativa Nextcar do Departamento de Energia. Este programa tem objetivo eliminar o fator humano de modo a tornar os transportes mais eficientes em termos de energia.