Braga liderou uma equipa de investigadores, que inclui um dos inventores da baterias de iões de lítio (usadas em automóveis híbridos e elétricos, mas também no seu telemóvel), John Goodenough, para criar as primeiras baterias de estado sólido de baixo custo.
Estas baterias recorrem a eletrólitos de vidro, em vez de líquidos, no polo negativo das baterias, que foram desenvolvidos por Helena Braga na Universidade do Porto. Com a participação de Goodenough e de outro engenheiro americano, Andrew Murchison, a cientista portuguesa conseguiu tornar estes eletrólitos práticos para uso em massa, e garantem uma vida útil mais longa e uma densidade energética três vezes mais alta.
Anteriormante, as baterias sólidas não podiam funcionar em temperaturas abaixo de 60 graus, mas agora conseguem funcionar a 20 graus negativos, pelo que podem ser usadas também em zonas frias. Outra vantagem é que o lítio pode ser substituído pelo sódio na construção, e este material pode ser obtido facilmente, a partir da água salgada, permitindo produzir as baterias a custos mais reduzidos.