M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Como a velocidade máxima em Portugal é de 120 km/h, muitas pessoas nem sequer atingiram a velocidade máxima dos seus automóveis. Mas na Alemanha, onde não existe limite de velocidade, muitas pessoas conseguem levar os seus carros a 150, 180 ou 200 km/h. Ou até 250. Mas, às vezes mesmo sabendo que o motor tem mais potência, um condutor sente que o carro não consegue acelerar mais. E a culpa é do limitador de velocidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O que é um limitador de velocidade? Trata-se de um programa, integrado no sistema que controla a injeção eletrónica do motor do seu automóvel, que deteta quando o carro se aproxima de uma determinada velocidade. Em mudanças reduzidas, poderia continuar a acelerar até chegar ao “redline” (limite máximo de rotações por minuto que o motor pode atingir), mas na última velocidade (geralmente quinta ou sexta em caixa manual, ou sétima ou ainda mais nas caixas automáticas modernas), o controlo eletrónico da injeção começa a cortar o fluxo de ar e combustível para os cilindros. Como não há mais combustível a entrar para o motor, o carro fica efetivamente impedido de continuar a subir de velocidade.

A implantação do limitador de velocidade foi facilitada pelo uso de sistemas de injeção eletrónica para os motores, que se tornaram populares a partir dos anos 70, pois são fáceis de programar e regular. Embora muitos carros por todo o mundo tenham limitador, a velocidade a que estes são ativados varia conforme a legislação local, por motivos de segurança, para reduzir o consumo de combustíveis fósseis ou simplesmente por consciência do construtor. Explicamos a origem de alguns limites de velocidade na galeria de fotos acima.

Não é muito fácil mexer num limitador de velocidade, pois, geralmente, um condutor não tem acesso aos programas necessários para alterar a programação. Mas as próprias marcas podem desativar o limitador, ou pelo menos colocá-lo numa velocidade mais elevada. Isto depende do automóvel e do quanto um comprador está disposto a pagar para remover este obstáculo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.