M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos grandes centros urbanos, já é possível encontrar carregadores para carros elétricos em qualquer lado, mas à medida que estes ganham mais expressão, começa a ficar mais difícil encontrar um carregador público livre. O que dava jeito era que existissem carregadores móveis, que pudessem deslocar-se ao local onde estacionamos, e é precisamente essa a proposta da Skoda, que criou o E-Mona.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O E-Mona é um projeto da Skoda Digilab, laboratório especializado na criação de serviços para novas formas de mobilidade. Neste caso, destina-se, numa primeira fase, a automóveis que são usados em serviços de partilha, e que por isso podem ser usados por qualquer pessoa em qualquer altura e lugar. O serviço consiste num triciclo que transporta uma bateria de 16,8 kWh, indo de encontro ao automóvel estacionado, e conectando o carregador móvel ao veículo. Vai começar a ser usado no próximo ano de forma provisória, na cidade de Praga, capital da República Checa.

Para usar o carregador móvel E-Mona, o utilizador só necessita de requisitar o serviço através de um aplicativo de smartphone, indicar a sua posição e a hora a que deseja pegar no veículo novamente. Nem precisa de ficar à espera, pois, num máximo de 30 minutos, o carregador móvel vai ser transportado à sua localização e o técnico responsável vai conectar a bateria ao automóvel que está a utilizar. Embora seja utilizado por serviços de car sharing, a médio prazo o E-Mona vai estar disponível para utilizadores privados.

Alguns obstáculos para o sucesso deste serviço incluem o tempo de espera, o que torna impossível carregar parcialmente a bateria durante períodos curtos, bem como a quantidade de baterias necessárias para tornar o serviço viável, caso este se tornasse popular. O E-Mona também deve estar limitado, territorialmente, à Europa Central.