M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Como vai ser o todo-o-terreno do futuro? Para a nova marca Ferox, vai ser um veículo de seis rodas, com formas completamente diferentes do que é habitual, mais parecido com um UTV do que com um jipe tradicional. Batizado Azaris, é o seu primeiro protótipo funcional. Também tem uma tecnologia nova a movê-lo, em que uma bomba hidráulica transmite força às rodas traseiras.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este sistema consiste num motor de combustão ou motor elétrico para gerar energia que é direcionada pela transmissão hidráulica para as rodas, com perdas energéticas de apenas dois por cento. O Azaris da Ferox tem seis rodas, sendo que as quatro rodas traseiras estão equipadas com uma bomba cada uma, reduzindo a quantidade de componentes, não necessitando de refrigeração nem de um reservatório para fluidos.

Como não tem uma transmissão tradicional, o Azaris é muito mais leve, não necessitando de um semi-eixo nem de um chassis de longarinas para se mover como um todo-o-terreno. Em vez disso, a Ferox concebeu um sistema de braços paralelos à estrada para as rodas traseiras, semelhante ao sistema usado no Mars Rover, que facilitam o movimento de passar por cima de objetos que antes seriam obstáculos difíceis de ultrapassar.

A Ferox Advanced Vehicles deseja que o Azaris sirva como prova de conceito para serem utilizados industrialmente. Qualquer construtor de automóveis ou motociclos que esteja interessados poderá criar uma nova geração de veículos todo-o-terreno, mais eficientes em terrenos difíceis que os veículos atuais. Muitas das suas tecnologias foram concebidas para serem construídas numa impressora 3D, reduzindo o número de peças necessárias tanto no processo de fabrico como no produto final.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.