M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Cada vez que diz alguma coisa controversa no Twitter, Elon Musk parece ser um homem sem preocupações. Depois dos problemas legais da Tesla, os sucessos recentes da sua outra empresa, a SpaceX, já colocaram a sua imaginação a pensar na sua próxima aventura. E como já tem carros elétricos, camiões, naves espaciais, lança-chamas e até a sua própria tequila, Musk agora quer construir um robô gigante.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Depois de começar a falar com os seus fãs no Twitter sobre os seus filmes de animação japoneses favoritos, Musk anunciou que “está na hora de criar um mecha”. O nome, pronunciado “meca”, é usado em desenhos animados japoneses de guerra para referir-se a qualquer tipo de máquina importante (desde armas especiais a naves), mas no ocidente é utilizado para falar especificamente de robôs gigantes com características humanoides, com um piloto humano no interior. O termo foi popularizado pelo sucesso na Europa e América do Norte de produções como Gundam ou Neon Genesis Evangelion.

Criar um robô gigante do género “mecha” que exista no mundo real e possa funcionar sem problemas tem sido proposto. Alguns protótipos foram apresentados, mas sempre com movimento limitado, incluindo um robô feito pela Hankook, que já foi pilotado por Jeff Bezos, fundador da Amazon. Limitações tecnológicas como a quantidade de energia necessária para movimento constante ou o tipo de inteligência artificial capaz de transformar cada ordem de piloto num movimento útil sem perder o equilíbrio.

Se Musk tentar mesmo criar um robô gigante, poderá fazê-lo através da Boring Company, empresa criada para fazer túneis debaixo das cidades, mas que ficou mais conhecida pelo lança-chamas que produziu em série limitada. E o seu recente projeto para levar Yusaku Maezawa a dar uma volta em redor da Lua no Big Falcon Rocket poderá ter servido de inspiração. Talvez o empresário japonês queira ser sócio nessa ideia.