M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os feitos dos novos robôs com inteligência artificial estão já a criar competição entre as máquinas, quase ao nível de uns Jogos Olímpicos. E depois dos robôs da Boston Dynamics (tão inteligentes que assustam) terem sido mostrados a trabalhar em conjunto para rebocar um camião, o Instituto Italiano de Tecnologia quis elevar a fasquia e colocou um único robô de quatro patas a rebocar sozinho um avião.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Não estamos a falar de um avião grande, mas não deixa de ser impressionante. A Boston Dynamics precisou de 10 robôs para rebocar um camião com um peso bruto de 11,8 toneladas, o que dá 1180 kg por robô. O avião Piaggio P180 Avanti que o HyQReal rebocou no Aeroporto de Génova, na Itália, tem um peso em vazio de 3300 kg, ou seja, o robô de quatro patas do laboratório italiano consegue rebocar um veículo com rodas com o triplo do peso dos seus congéneres americanos. O HyQReal conseguiu puxar a aeronave durante dez metros.

O HyQReal é a nova proposta da família HyQ desenvolvida pelo Instituto Italiano de Tecnologia, desenvolvida para apoiar os esforços de equipas humanas de segurança em emergências. O robô de quatro patas tem 1,33 metros de comprimento e 90 cm de altura, pesando 130 kg, baterias incluídas. As baterias de 48 volts fornecem energia a quatro motores elétricos, um para cada perna do robô. Um computador controla os movimentos e outro controla a visão. Esta é a mais recente evolução de uma série de robôs que tem vindo a ser desenvolvida desde 2007, com o objetivo de criar todo o hardware, software e algoritmos de inteligência artificial necessários para uma grande variedade de serviços de apoio a emergências e segurança.